comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Como tirar os vírus do seu celular ou tablet
Seus aparelhos estão lentos ou travando? Podem ser vírus. Saiba como tirar os vírus do seu celular, iPhone, Ipad ou tablet, agora mesmo!
Postado em 06/11/2018
    Compartilhe:

Vírus no celular, o que fazer? Se o seu aparelho está lento ou se você sente que os aplicativos não estão respondendo da maneira habitual, o sistema pode estar com vírus. Isso também pode ser verdade para tablets e até mesmo dispositivos da Apple.

Os vírus são aplicativos, programas ou códigos de programação, que têm como função mudar o comportamento normal de um aparelho eletrônico. Um vírus normalmente se manifesta por meio de um mal funcionamento do equipamento.

Além de tudo, alguns vírus são responsáveis por expor as suas informações ou mesmo invadir contas pessoais, seja em redes sociais ou aplicativos de bancos. Por isso, manter os equipamentos livres dos vírus é importantíssimo.

Quando o assunto é vírus em computadores, a maioria das pessoas já sabe como lidar: passando um anti-vírus e/ou formatando a máquina. Mas quando falamos de celulares e tablets, parece que fica mais complicado, né? Então, hoje nós vamos ensinar como fazer isso de um modo rápido e prático, veja só!

Todos os equipamentos pegam vírus?

Sim, embora alguns sistemas operacionais sejam mais resistentes do que outros, todos eles estão suscetíveis aos vírus.

Graças ao grande volume de usuários o Android acaba sendo a maior vítima dos vírus no celular. O mesmo acontece quando falamos sobre os vírus em tablets.

De todo modo, vale ressaltar que os aparelhos Apple (iPhone e iPad) também possuem aplicativos danosos e malwares, mesmo que esses sejam de perigos menores.

Como evitar o vírus no celular?

Normalmente, um aparelho “pega” o vírus ao baixar aplicativos fora da loja oficial de cada sistema operacional: a Play Store para o Android, e a App Store para Apple. Então, a melhor dica é jamais baixar aplicativos em outros sites.

Outra forma de colocar o celular em risco é atrasar propositalmente as atualizações dos aplicativos. Uma vez que os desenvolvedores criam atualizações justamente para aumentar a segurança, ficar impedindo-as pode tornar o equipamento vulnerável.

Sinais de vírus no celular, quais são as consequências?

Para que servem os vírus?

Muitas vezes, nós não compreendemos qual é a função de um código que tem por finalidade apenas fazer com que o aparelho funcione incorretamente.

Algumas pessoas chegam a pensar que os vírus são só uma espécie de “pegadinha”, criada apenas para atrapalhar. Infelizmente, a verdade não é tão inocente.

Muitos vírus existem para extrair informações do seu aparelho, afinal de contas, sua vida toda está nele. Essas informações podem ser usadas para os mais diversos fins: transformar o seu aparelho em um “zumbi”, sendo controlado remotamente para criar contas e postagens sem o seu conhecimento, invadir contas bancárias, etc.

Desconfio de que estou com vírus no celular, o que fazer?

Primeiramente, precisamos entender a natureza do vírus que pode estar no seu celular – vamos combinar, que quando nós dissermos vírus no celular, serve também para Tablet, iPhone, iPad, etc. - vejamos, qual é a crítica que você tem? O que não está funcionando?

Os vírus mais simples são do tipo que ficam expondo banners no navegador, diminuem o tempo da bateria, aumentam o consumo de dados, ou tornam a navegação mais lenta.

Se esses forem os casos, um antivírus deverá ser o suficiente para resolver os problemas. Basta acessar a loja do seu aparelho, baixar o antivírus da sua preferência, executar a varredura e pronto – da mesma forma que fazemos com nossos notebooks e desktops.

Vírus invasivos ou complexos, como proceder?

Caso a sua desconfiança seja maior, deve-se tomar outras providências. Vejamos:

1º desinstale todos os aplicativos que não foram baixados nas lojas oficiais do sistema operacional

Play Store e App Store. Saiba, isso não é uma propaganda, acontece que as lojas oficiais fazem um monitoramento dos aplicativos, dificultando a possibilidade de obter vírus.

2º atualize todos os seus aplicativos

Quando disponível, faça o mesmo com o sistema operacional do seu aparelho. Essa solução costuma ser negligenciada pelos usuários, o que é algo injustificável, as atualizações servem justamente para aumentar a confiabilidade dos aplicativos.

3º faça um backup dos seus documentos

Também dos seus contatos, suas senhas, do calendário, etc. Todos os sistemas operacionais possuem a função de backup, é indicado fazê-lo.

Se após esses 3 passos você ainda sentir que as suas informações correm risco, então é preciso limpar completamente o seu aparelho. Veja como:

Faça a restauração de fábrica

Essa é uma opção que está presente em todos os dispositivos. O que ela faz é apagar todas as suas informações, contas, aplicativos, contatos; restaurando o seu aparelho como se ele tivesse acabado de sair da caixa.

Importante: antes de seguir esse último passo, tenha certeza de que fez o backup de todas as coisas importantes que estavam no celular.

Os vírus irão desaparecer?

Vírus, malwares, aplicativos instáveis, insegurança tecnológica, são todos termos que aparecem e desaparecem com o tempo. Muitas pessoas acreditaram que as novas tecnologias estariam livres de uma vez por todas das invasões mas, infelizmente, ao passo que os desenvolvedores reforçam a segurança, os hackers intensificam os ataques.

A melhor forma de manter seus aparelhos seguros é fazer downloads e acessar apenas sites de confiança. Nunca abrir nada suspeito nas redes sociais e evitar ao máximo executar aplicativos sem saber exatamente a procedência deles.

Como nota final: é importante buscar informações relevantes e conhecimento sobre o funcionamento dos aparelhos e como mantê-los protegidos. Você pode, por exemplo, ficar atento às nossas postagens nas redes sociais e em nosso blog!

Gostou do assunto ou ficou com dúvidas? Entre em contato conosco, estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.

Não deixe de acompanhar as nossas publicações, trazemos o que existe de mais atual e moderno sobre tecnologia; tudo em uma linguagem prática e sem complicação.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes
Como a gestão de resíduos sólidos pode impulsionar a economia