comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
4ª revolução industrial: como a indústria 4.0 afeta as nossas vidas
4ª revolução industrial e quais serão os impactos dela para o mercado nos próximos anos.
Postado em 18/09/2020
    Compartilhe:

Vivemos um período de revolução, para dizer mais precisamente a 4ª revolução industrial ou a indústria 4.0. Diferente do que se imagina, essa revolução não acontece como um Big Bang, da noite para o dia. Na verdade, ela está acontecendo agora mesmo, deixando muitas empresas atônitas.

A 4ª revolução industrial é um processo de ruptura, novos lançamentos e grandes transformações no mercado e nos processos.

Empresas estagnadas ficarão para trás, não há dúvida. Escritórios centrados no “velho jeito de fazer as coisas”, ou em “sempre fizemos assim” perderão espaço. Pois a internet das coisas, a inteligência artificial e o machine learning trazem possibilidades jamais imaginadas pelos empreendedores.

Hoje nós vamos falar um pouco mais sobre a 4ª revolução industrial e quais serão os impactos dela para o mercado nos próximos anos.

Veja também: DICAS PARA PROTEGER SEUS DADOS ONLINE

O que é a 4ª revolução industrial ou indústria 4.0?

A Quarta Revolução Industrial é diferente de tudo o que a humanidade já experimentou. Novas tecnologias estão fundindo os mundos físico, digital e biológico de forma a criar grandes promessas. A velocidade, a amplitude e a profundidade desta revolução estão nos forçando a repensar como os países se desenvolvem, como as organizações criam valor e o que significa ser humano.

Esse trecho faz parte do livro 4ª Revolução Indústrial, escrito por Klauss Schwab. Serve para ilustrar bem esse período de transição do qual nós estamos passando e como as empresas serão influenciadas pelas transformações.

Nós podemos destacar 3 elementos marcantes:

  • Internet das coisas
  • Inteligência artificial
  • Nuvem

Vejamos elas em detalhes

O que é Internet das coisas, computação e nuvem?

A internet das coisas é basicamente o uso em rede de aparelhos que antes eram utilizados apenas no dia a dia, ou sequer existiam. Por exemplo, o televisor smart que tem acesso rápido aos serviços de streaming faz uso da internet das coisas.

Também as câmeras que podem ser ajustadas pelo smartphone,o ar-condicionado que pode ser ligado e desligado remotamente, as travas digitais para portões e acessos, entre infinitas outras coisas. Até aspiradores de pó estão entrando na onda da internet das coisas.

A computação é o nome dado para o processamento de dados em grande escala, quando diversas informações são avaliadas ao mesmo tempo por um sistema. Já nuvem é o termo usado para designar quando dados e informações são armazenados em servidores externos.

Por exemplo: todos os seus e-mails estão salvos na nuvem, pois eles fazem parte dos servidores da empresa provedora de e-mail.

Saiba mais: ÓTIMOS MOTIVOS PARA OPTAR PELO ALUGUEL DE COMPUTADORES

Quais são suas características?

As principais características da 4ª revolução industrial são:

  • Velocidade de transformação
  • Adaptação aos diversos canais de integração entre homem e máquina
  • Aprendizado de máquina
  • Importância dos dados

A velocidade na transformação se dá por conta de novos lançamentos surgindo constantemente, graças a adaptação aos canais entre homem e máquina.

Hoje, por exemplo, você pode acessar dados em rede sem a necessidade de um computador. Apenas um simples aparelho de automação na sua residência já é capaz de acessar a nuvem e gerenciar as informações do seu apartamento, como a temperatura do termostato, ou até a abertura das cortinas.

Veja também: ADOTE A NUVEM NA SUA EMPRESA

Quais são os métodos utilizados?

A 4ª revolução industrial se dá por uma série de métodos, sendo que os principais são:

  • Realidade Aumentada
  • Realidade Virtual
  • Nanotecnologia
  • Robótica

Destes, a realidade aumentada e a realidade virtual se destacam no uso doméstico.

Quais são as tecnologias da 4ª revolução industrial no mundo físico e digital?

A realidade aumentada, por exemplo, é uma aplicação clara da 4ª revolução industrial no mundo físico e digital.

Pegue, por exemplo, o jogo Pokemon Go, ou os aplicativos de exercícios físicos. Com uso de GPS, sensores de posicionamento espacial e dados em nuvens, esses aplicativos são capazes de interagir com o usuário, fazendo um link entre o que acontece no mundo físico e o que é registrado em um universo digital.

Leia em seguida: ASSISTÊNCIA TÉCNICA E MANUTENÇÃO

Qual a necessidade da revolução 4.0 no Brasil e como está sendo implementada?

No Brasil a revolução 4.0 caminha a passos lentos, também por das proporções continentais do país. Entretanto, há uma clara necessidade de aceleração, para que a indústria nacional seja capaz de competir com as indústrias e empresas estrangeiras.

Qual será o impacto no mercado?

Como nós apresentamos no trecho do livro no início deste artigo, o impacto será profundo e transformador. Assim como aconteceu com as outras revoluções, a vida após a 4ª revolução industrial será completamente diferente da anterior.

Trata-se de uma quebra de paradigmas, um rompimento gradual separando-nos de como as coisas eram feitas antes.

Contudo, vale frisar que uma revolução não acontece da noite para o dia, existe a necessidade de uma participação ativa de todos os atores de um mercado (empresas). Ou seja, essa revolução será a composição de diversos esforços em busca de desenvolvimento.

Conheça a importância da infraestrutura de qualidade para aderir ao processo

A 4ª revolução industrial lida com lançamentos e desenvolvimentos sendo feitos quase diariamente. São novos softwares, novas inteligências, novos modelos de negócios.

Sendo assim, para que qualquer empresa possa fazer uso dos lançamentos é imprescindível que ela tenha a melhor infraestrutura possível. Uma vez que equipamentos com 2 anos de uso, em alguns casos, já estão datados.

Nessa corrida em busca no novo hardware, é aconselhável que as empresas invistam em locação de equipamentos para TI. Dessa forma há a oportunidade para obter sempre o que há de mais novo no mercado, sem a necessidade de grandes investimentos em compras.

Conheça a Dominium Informática! Somos referência na locação de equipamentos de TI e serviços de manutenção e assistência técnica.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Envie um e-mail para: comercial@dominiuminfo.com.br. Estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.

Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter, estamos sempre trazendo notícias e novidades sobre o universo da tecnologia.

Agradecemos a leitura, até a próxima.

 

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes