comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Características de empresas orientadas a dados
O gerenciamento da sua empresa pode mudar com a orientação feita com base em dado.
Postado em 02/10/2017
    Compartilhe:

Está aí um assunto bastante estudado no momento, visto que há uma quantidade considerável de gestores que buscam ações para transformar suas organizações em empresas orientadas por dados. Afinal, tais empresas, quando utilizam tal estratégia, são mais competitivas, geram resultados finais mais expressivos e estão sempre em ascendência.

Porém, o que é exatamente isso, na prática? Que benefícios essa cultura pode gerar para sua empresa? Quais são as características das empresas orientadas por dados? Pensando nestas questões, resolvemos escrever este artigo e, se você o ler até o final, garantimos mudará seus conceitos e as decisões executivas tomadas em sua organização daqui para frente serão orientadas com base em dados.

A cultura de uso de dados unificada a toda a rotina de operações diárias de sua empresa.

Um dos maiores enganos de quem deseja que sua empresa tenha uma cultura orientada por dados é achar que se trata de um trabalho específico para um especialista em dados ou ainda para o departamento de TI. Tal pensamento está totalmente errado, uma vez que, se observarmos as organizações voltadas para o futuro, perceberemos que as mesmas não centralizam o trabalho com dados em apenas um indivíduo ou em um pequeno grupo, assim sendo, elas associam a cultura de uso de dados a toda a rotina de suas operações diárias.

Jim Giles, em seu estudo para Economist Intelligence Unit, relata que:

“As empresas que já estão colocando os dados no centro de quase todas as decisões importantes são tolerantes a questionamentos – e até mesmo a divergências – sobre as decisões executivas que estão sendo feitas, contanto que o questionamento seja baseado nos dados e em sua análise. Isto é o que significa adotar uma cultura orientada a dados”.

Adotar uma cultura orientada a dados não é um processo fácil

Tudo que é novo incomoda e gera certa insegurança, isso porque é desconhecido, dessa forma em algumas empresas, os executivos podem recepcionar a migração para uma abordagem mais orientada a dados como uma ameaça.

Dentro do contexto de falta de conhecimento de alguns gestores, dados que, para alguns setores não têm nenhum valor, podem ser essenciais para outras áreas. Isso acontece quando os gestores não estão preparados para utilizar as informações na hora de uma tomada de decisão importante. Há que se pensar em todas as possibilidades acessíveis.

É necessário também, para empresas orientadas a dados, que haja o estímulo a uma avaliação ampla dos dados no que diz respeito à relação problemas e as oportunidades de solução a serem encontradas.

A cultura orientada a dados precisa do “executivo sênior mais importante” para guiar a mudança.

A maioria das empresas com melhor desempenho concorda com a promoção do compartilhamento de dados, uma vez que isso ajuda a motivar a cultura orientada a dados em sua instituição.

Porém, este compartilhamento deve ser gerado por um dos executivos seniores do grupo, o mais importante. Aquele que será o pioneiro na hora de tomar decisões orientadas a dados, assim como, que utilize seu comando superior e orientação para direcionar a mudança de cultura.

Treinamento de funcionários, um desafio.

Este é o principal desafio para integrar a utilização de dados na essência de uma organização, já que, envolve o treinamento de funcionários para alavancar os dados, recrutar e manter especialistas de dados para tarefas mais específicas, como modelagem preditiva.

Tal dificuldade está na falta de especialidade profissional dentre os candidatos, bem como na falta de analistas no setor e os custos com altos salários.

Democratizando dos dados

As empresas com melhor desempenho democratizam a utilização de dados. Não centralizam apenas em especialistas. Elas acreditam no treinamento como ferramenta fundamental para obtenção de mais instrução em dados.

Como ressalta Elissa Fink, diretora de marketing da Tableau Software “Empresas lideres compreendem que ser bem sucedidas significa dar para as pessoas a oportunidade de trabalhar com dados”, e, ainda, “Disponibilizar os dados e tornar sua utilização algo simples para todos os funcionários pode transformar a cultura de uma organização. É bom para o resultado final de uma empresa”.

Características de empresas orientadas a dados

Na realidade não se pode direcionar apenas um caminho para transformar sua organização em empresa orientada a dados. Porém, selecionamos algumas características comuns das empresas de melhor desempenho por serem orientadas a dados.

Empresas orientadas a dados:

  • Incentivam o compartilhamento, tais organizações entendem que as empresas, não os funcionários, que possuem os dados e que os dados são alavancas para o crescimento, e não devem ser considerados algo a ser retido ou acumulado.
  • Os dados compartilhados devem estar disponíveis e ser utilizados pelo maior número de funcionários possível, principalmente pelos que estão em treinamento a fim de ajudá-los a fazer uso dos dados.
  • A coleta de dados é considerada uma atividade primária por todos os departamentos.
  • Possuem total apoio dos gestores do mais alto nível e, ainda, contam com um ou mais executivos engajados com a implantação da uma cultura orientada a dados.

Para que sua empresa possa conciliar a orientação a dados, é preciso ter uma base tecnológica de qualidade para desenvolver todos os processos sem nenhuma interferência ou problema. Infelizmente, nem todos tem capital o suficiente para investir em um campo tecnológico de qualidade ou arcar com possíveis manutenções futuras.

Sabendo disso, o uso do aluguel de máquinas torna-se uma das melhores opções para aqueles que desejam ter um negócio com tal tipo de orientação. Além de ter um custo inicial muito menor, a sua empresa poderá contar com equipamentos de qualidade, atualizados e descartar estresses desnecessários como preocupações manutenção ou possíveis problemas futuros.

Nós da Dominium garantimos mais do que produtos de qualidade, pois queremos que todos os nossos clientes tenham sempre a melhor experiência com a tecnologia que necessitam. Por isso, temos excelentes profissionais, capacitados para estar sempre à disposição e manter o bom funcionamento de seus negócios. Entre em contato e faça já seu orçamento: (16) 3627-9889.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas