comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Como calcular a vida útil de equipamentos eletrônicos?
Você sabe por quanto tempo um equipamento eletrônico pode ser usado antes de começar a dar problema?
Postado em 16/09/2019
    Compartilhe:

O que é a obsolescência programada e o desgaste natural

Mesmo com todos os avanços tecnológicos, que nos propiciaram a criação de diversos equipamentos, podemos dizer que os produtos que compramos são, em questão de vida útil, piores.

Há uma inegável facilidade na compra, hoje praticamente qualquer pessoa pode possuir um notebook de última geração, mas essa facilidade tem preço. Que é o declínio do tempo de vida útil do produto. Esse declínio ocorre pelo mesmo motivo que a facilidade na compra, a competitividade entre as marcas.

COMO MELHORAR O DESEMPENHO DO SEU COMPUTADOR

Como funciona a obsolescência programada do ponto de vista mercadológico

Imagine que você seja uma gigante da tecnologia e precisa desenvolver um notebook de última geração para oferecer ao seu público profissional. Esse computador será utilizado para, vamos imaginar, desenvolver sites.

Se o comprador utilizar o computador por 5, 8, 10 anos, a corrida acaba aí. Você terá um número X de máquinas vendidas, o investimento irá acabar e sua marca entrará em estado de “repouso”, apenas colhendo módicos ganhos anuais.

Por outro lado, se você desenvolver um equipamento realmente excelente, mas com tempo de vida útil estabelecido em, no máximo, 3 anos, a máquina irá fazer sucesso e você sabe que a corrida por desenvolvimento não terá fim, pois o seu cliente estará no mercado em 3 anos procurando um notebook ainda melhor, o que impulsiona, não só a sua marca mas como o mercado todo.

Essa corrida baixa os preços

Tem mais, os clientes podem acreditar que correr atrás de equipamentos novos de tempos em tempos é uma alternativa desleal, mas, a competitividade faz bem para a saúde financeira das empresas e, em grande ou menor escala, diminui os preços.

Veja bem, não estamos aqui criando um artigo que defende a obsolescência programada, estamos apenas demonstrando como o jogo é jogado atualmente. Cabem aos clientes analisarem quais são as soluções corretas para cada caso.

POR QUE FAZER O INVENTÁRIO DOS EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA E COMO FAZER?

Como calcular a vida útil dos equipamentos de T.I?

O cálculo é feito por: Vida útil = A vezes H.

  • A = vida útil em anos,
  • H = o número de horas de utilização por ano.

Por exemplo: Um notebook que tenha vida útil média de 3 anos durará 6.048 horas, pensemos em um ano comum de 252 dias úteis com 8 horas diárias de trabalho.

Para descobrir o valor de A (ou seja, a vida útil aproximada do equipamento), basta analisar quanto tempo leva para uma marca lançar um equipamento que substitua o outro. Por exemplo, a Apple lança notebooks todos os anos, mas equipamentos que substituem o anterior são lançados à cada 2 ou 3 anos.

Quais são os tipos de obsolescência?

  • Obsolescência econômica: ocorre em função da oferta e procura do equipamento de T.I. São como novos lançamentos que chegam com recursos melhores, sem que o antigo tenha realmente deixado de funcionar.
  • Obsolescência física: essa é a obsolescência por desgaste, quando as peças ficam oxidadas, ou os circuitos perdem a solda original causando defeitos de uso.
  • Obsolescência operacional: ela é parecida com a econômica, contudo há uma diferença. Na obsolescência operacional, mesmo que os equipamentos antigos funcionem, os novos lançamentos tornam a compra inevitável. Por exemplo, quando celulares antigos pararam de aceitar o aplicativo WhatsApp

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA EMPRESA COM O ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS

Qual é a melhor hora par fazer o cálculo de vida útil?

Você irá precisar fazer o cálculo de vida útil dos seus equipamentos quando precisar fazer a compra das máquinas. E com base no cálculo saberá o tempo de vida do seu investimento.

Nesse momento, também, é provável que você tome um susto. Pois irá constatar que, por mais que o mercado não assuma, computadores e aparelhos eletrônicos possuem tempo de vida curto.

Não é essa ou àquela marca, não é esse ou aquele modelo, está no cerne da produção. Para um escritório, que pensa em investimentos de longo prazo, a obsolescência programada realmente representa um custo desagradável. Mas há como escapar dessa situação.

Saiba mais em: OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA: A FUNÇÃO DE “PIFAR” QUE SEUS EQUIPAMENTOS JÁ POSSUEM

Quer estender a vida útil dos equipamentos de T.I? Invista na locação de equipamentos

Como você pode perceber, o tempo de vida útil dos equipamentos é um problema dos escritórios modernos, ainda mais quando a operação depende de diversos computadores, impressoras e servidores. Ficar sem esses equipamentos, mesmo que por um dia, significa prejuízo.

A melhor maneira de fugir da corrida infinita por novos computadores está na locação dos equipamentos. Pois ela transfere a responsabilidade da atualização para outra empresa, a empresa que aluga.

Veja só, se você for fizer a conta anual do desgaste de todos os computadores do seu escritório e colocar no cálculo o valor dos computadores novos que precisarão ser comprados, verá que a locação de equipamentos significa um custo menor mensal.

Além de tudo, a locadora ficará com a responsabilidade de:

  • Oferecer máquinas de última geração, para atrair os clientes, logo, você que aluga terá sempre o último modelo lançado
  • Configurar as máquinas para cada função específica, você não corre o risco de adquirir uma máquina que não sirva para aquela função, pois ela virá configurada perfeitamente;
  • Lidar com a manutenção, é a locadora de equipamentos que precisa lidar com os defeitos. Se uma máquina deixar de funcionar no seu escritório você só precisa ligar e solicitar a troca, que será feita no menor tempo possível.

Há inda uma vantagem extra, sabemos como os altos e baixos do mercado fazem com que o Staff de uma empresa sofra perdas ao longo do ano. Então, caso um colaborador seja desligado, você não precisará manter uma máquina desativada, basta devolver para a locadora de equipamentos.

Quer saber mais sobre locação de equipamentos para T.I? Entre em contato conosco, nosso e-mail é: comercial@dominiuminfo.com.br, você poderá solicitar um orçamento sem compromisso e fazer as contas sobre as vantagens da locação. Mande a sua mensagem.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes