comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Desafios da Segurança no Home Office
Se você está trabalhando em casa, seja por que gosta ou por obrigação, esse artigo terá informações úteis para você.
Postado em 09/04/2020
    Compartilhe:

Segurança no home office é o assunto mais importante para os próximos meses. Como garantir que o trabalho tenha fluidez, ao mesmo tempo em que todos os dados da empresa estejam em segurança – também as informações dos colaboradores.

Há mais, como garantir que os equipamentos disponíveis para o time sejam bons o bastante para que o escritório permaneça com a produção em dia.

Muito bem, essas questões estão brotando às enxurradas ultimamente. Hoje nós vamos falar sobre segurança no home office em detalhes. Então se você está trabalhando em casa, seja por que gosta ou por obrigação, esse artigo terá informações úteis para você.

Vamos começar. Boa leitura!

O que você precisa saber sobre segurança de dados?

A segurança de dados passa pela elaboração de diversos processos e protocolos para garantir que as suas informações sejam usadas apenas por empresas e corporações que você dê acesso.

Evitaremos entrar em assuntos extremamente técnicos, mas é sempre bom considerar que ao sair do escritório (e portanto, perder a “proteção” do servidor local) você estará entrando no servidor de serviços e isso pode gerar dúvidas.

Mas se você acredita que os seus dados estão mais expostos em casa, tenha em mente algumas coisas, são elas:

  • Servidores remotos contam com atualizações periódicas de proteção aos dados. O Google Drive, por exemplo, é munido de barreiras que são virtualmente intransponíveis.
  • Outra boa alternativa está em alugar equipamentos de informática, assim os dados de trabalho serão armazenados e manipulados em uma máquina que tem os antivírus e antimalwares mais atualizados do mercado.

Como funciona o trânsito de dados no modelo Home Office?

Claro que cada empresa terá sua maneira de atuar, mas ultimamente muitas estão contando com os gerenciadores de documentos como o Google Drive e o Dropbox.

Essas plataformas funcionam como as pastas do notebook ou do computador. Você pode armazenar e organizar os arquivos da maneira que achar melhor.

Há ainda uma vantagem extra, com esses serviços é possível indicar quem pode acessar a pasta e se esse acesso é completo ou parcial. Ou seja, com organização dá para garantir que o escritório funcione perfeitamente mesmo no modelo home office.

Qual é a segurança dos dispositivos?

Ok, mas se todos os dados do escritório estão em um serviço da nuvem, como garantir que ninguém terá acesso aos dados?

Aqui cabe falar um pouco mais sobre a segurança dos serviços e por que é tão importante investir na locação de equipamentos de informática.

Considere por um instante os equipamentos da infraestrutura de TI. São servidores, roteadores, hub’s e PC’s. Se transposto para o modelo de home office é possível supor que os equipamentos realmente necessários serão apenas os PC’s ou notebooks. Já que os servidores serão na nuvem e os roteadores e hubs serão utilizados os das residências.

Ao alugar computadores e notebooks você firma contratos que, entre outras cláusulas, garante a segurança dos seus dados e a atualização dos sistemas de defesa como antivírus e antimalwares.

Veja também: VULNERABILIDADE BLUEKEEP: O QUE É E COMO SE DEFENDER

Como manter o seu PC em segurança?

Bem, aqui vão algumas dicas básicas de como manter seu PC em segurança:

  • Abandone o download de torrents, pois eles são porta de entrada para o seu sistema;
  • Atualize o antivírus regularmente;
  • Deixe que o computador faça as atualizações agendadas, você pode achar que elas serão “cosméticas” (que algo irá mudar visualmente), mas a verdade é que elas são em sua maioria voltadas justamente para a segurança;
  • Use apenas sites confiáveis e instale apenas programas originais;
  • Contrate serviços online de páginas confiáveis: sabemos que a compra de softwares está ficando no passado, então caso seja possível contratar um serviço online que execute as mesmas funções de algum software você estará economizando.

Há vulnerabilidade online?

Sim, claro que há vulnerabilidade online, mas seguindo todas as nossas dicas anteriores é possível trabalhar no modelo home office com total segurança. E tem mais, essa parte é realmente importante de compreender: o trabalho no escritório está até mais vulnerável que o modelo home office.

No escritório o servidor pode estar desatualizado e os dados podem ficar expostos, já no modelo home office os servidores remotos estão sempre atualizados. Há também claro o modelo de locação de servidores, outra ótima alternativa, pois servidores alugados também possuem todas as defesas devidamente atualizadas.

Quais são as melhores práticas para o trabalho remoto?

E por fim dicas para quem deseja trabalhar remoto, seja sozinho ou em equipe:

  • Organização e atenção aos horários

O costume de trabalhar home office acaba se tornando um hábito com o passar dos dias, mas é fundamental que os horários sejam respeitados e a estação de trabalho esteja organizada.

  • Há o momento de estar no trabalho e o momento de estar em casa

Pausar tarefas para ir tomar banho, ou então misturar atividades domésticas com atividades do escritório são receitas perfeitas para o desastre. Trate o tempo home office como se fossem horas trabalhadas no escritório.

  • Saiba o seu limite

Muitos profissionais se encantam com as facilidades do trabalho home office, já que não há trânsito para chegar até o escritório, por exemplo. Nesse encantamento esses profissionais superestimam a produtividade diária, o que pode representar um problema.

Avalie a sua produção diária e estabeleça metas reais de acordo com a sua capacidade. Muitas vezes pode ser que até mesmo as metas precisem ser revistas, já que você ainda está aprendendo quais são os seus limites no trabalho home.

A dica é esta: conheça o seu limite. Vá experimentando e aprendendo.

Gostou do nosso artigo? Sabemos que o assunto de home office estará em voga pelos próximos meses e queremos lhe garantir que estaremos sempre aqui trazendo as melhores informações lhe informar

Quer saber mais sobre locação de equipamentos de informática? Entre em contato conosco por meio do e-mail: contato@dominiuminfo.com.br e solicite um orçamento sem compromisso.

Assine também a nossa newsletter e receba sempre notícias e novidades sobre o universo da tecnologia.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes