comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Descubra as vantagens do armazenamento em nuvem
O armazenamento em nuvem pode facilitar a sua vida e melhorar a segurança dos seus arquivos.
Postado em 25/09/2017
    Compartilhe:

Atualmente é inegável a existência de opções quando pensamos em como armazenar nossos arquivos. Antigamente, havia apenas a opção dos meios físicos como CD's, DVD's, pendrives, cartões de memórias e posteriormente o HD Externo; isso, lógico, sem contar o armazenamento interno das próprias máquinas. Eis que surge o chamado armazenamento em nuvem, que conquistou fãs ao mesmo tempo em que deixou muitas pessoas com o pé atrás - afinal de contas, somos acostumados a confiar muito mais naquilo que é palpável. Todavia, o armazenamento em nuvem traz diversas vantagens, principalmente para trabalhos em equipe e grandes empresas. Então neste artigo, iremos explicar um pouco sobre o que é o armazenamento em nuvem e suas vantagens.

A expressão cloud computing começou a ganhar força em 2008, mas, conceitualmente, as ideias por trás da denominação existem há muito mais tempo. Também conhecida no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, a cloud computing se refere, essencialmente, à noção de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em computadores locais.

Armazenar nossas informações em nuvem é uma forma pratica para podermos compartilhar e salvar nossas informações de uma forma segura e acessível de qualquer lugar sem ter preocupações com segurança dessas informações colocadas lá.

Não, não armazenamos os dados diretamente em uma nuvem, nós utilizamos essa expressão (Nuvem) por que é uma coisa que você não consegue enxergar, ou imaginar como deve ser fisicamente, por ser algo inacessível para meros usuários (como nós).

Por que usar armazenamento em nuvem?

Segurança

Como você viu, a segurança do armazenamento em nuvem funciona muito bem. E sua empresa não precisará investir em tecnologias de proteção de seus arquivos e se preocupar com ataques de hackers, está tudo protegido lá na nuvem!

Backups automáticos

Esqueça todo o trabalho de salvar tudo aqui, ali e no outro HD que você tem - só por segurança. O armazenamento em nuvem permite um backup automático e seguro, poupando você não apenas do trabalho, mas também evita pensamentos como "será que eu salvei antes de fechar?". Ele salvou pra você!

Seus arquivos em qualquer dispositivo

Seja no computador do trabalho ou de sua casa, e mesmo de um amigo, no tablet, no laptop ou no smartphone, seus arquivos sempre estarão ao seu alcance, basta se conectar à internet. Esta vantagem traz toda a praticidade que você precisa para resolver um problema da sua empresa, mesmo que você esteja em outro país em um horário totalmente diferente e sem acesso a um computador ou notebook - você pode resolver tudo no seu celular.

Mobilidade

Se você pode se conectar de qualquer dispositivo, significa que você também pode se conectar de qualquer lugar que estiver! Como citado anteriormente, além de poder acessar seus arquivos de qualquer dispositivo, você também pode acessá-los em qualquer lugar com uma conexão de internet, o que é muito mais mais comum atualmente com o uso da internet móvel. Evite perder tempo e dinheiro procurando por um computador disponível e que ainda contenha todos os seus arquivos.

Colaboração e trabalho em equipe

Armazenando seus arquivos na nuvem você poderá compartilhá-los muito mais facilmente com seus colegas de trabalho, trazendo mais agilidade e produtividade. Todos sabemos que mesmo para trabalho, juntar todo mundo num horário livre pode ser uma missão quase impossível, então aproveite a vantagem do armazenamento em nuvem ao desenvolver trabalhos mesmo que distante fisicamente de seus companheiros. 

Não precisa instalar

Muitos programas que são acessados pela nuvem vão beneficiar você, como editores de texto, planilhas eletrônicas, softwares de gestão e CRM e muitos outros. E por estarem na nuvem, você não precisa instalar nem atualizar. Isso também significa salvar muito espaço no armazenamento dos seus equipamentos, já que você só precisará fazer o download daquilo que for extremamente necessário. 

Sem custos de manutenção e de compra de equipamentos

Se você não precisa mais de um servidor enorme para armazenar arquivos, os custos de compra e manutenção vão diminuir drasticamente. Agora pense seriamente, você já viu o preço de um HD externo? Com os arquivos cada vez mais pesados, é preciso que ele tenha um grande espaço, dificilmente sendo menor do que 1 TB, enquanto isso, você pode gastar muito menos (se não nada) no armazenamento em nuvem. Invista o dinheiro em algo mais lucrativo.

É claro que além de conhecer todas as vantagens que acompanham o armazenamento em nuvem, você também precisa escolher uma empresa que ofereça tal serviço com total segurança e confiabilidade, por isso o melhor é apostar em uma das principais como as seguintes:

 

Microsoft OneDrive (Free | Pago)

Google Drive (Free | Pago)

Dropbox (Free | Pago)

Mega (Free | Pago)

ICloud (Free | Pago)

 

Lembrando que cada uma delas oferece o serviço de uma forma diferente e com variações entre seus serviços free e pagos. E também, é claro que ter diferentes formas de armazenamento em nuvem pode dificultar um pouco a compatibilidade de uso entre pessoas, mas isso se deve à vantagem de termos mais opções e chances de nos adequarmos mais facilmente a uma ou outra. Agora, sabendo de todas as vantagens acima listadas, acredito que você já deve estar se preparando para transportar todos os seus arquivos para o armazenamento em nuvem, acertei? Então que tal contar com um sistema tecnológico atualizado para fazer a transição de forma muito mais rápida e segura? Conte conosco da Dominium para ajudá-los com a locação de máquinas adequadas para todos os seus serviços.

 

Texto: Guilherme Haynes Howe

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes