comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Desktop, Notebook ou Netbook? Qual o melhor para o seu caso?
Você é um sonhador que namora computadores ultramodernos? E se eu te disser que talvez ele não seja o mais indicado? Vamos conversar um pouco sobre isso.
Postado em 25/05/2018
    Compartilhe:

Nós estamos em 2018 e nesta altura do campeonato você certamente já percebeu que todos os seus dias giram em torno de um dispositivo com acesso à internet. E isso é óbvio. Seja por motivos profissionais ou por lazer, você passa grandes porções do seu dia conectado a uma máquina.

Agora, o que talvez você não tenha percebido, é que a sua maneira de trabalhar e o seu desempenho são diretamente influenciados pelo computador que você escolheu usar. Sendo assim, no artigo de hoje nós vamos abordar as principais características das 3 grandes famílias de computadores, os Desktops, os Notebooks e os Netbooks. Assim você terá as informações necessárias para decidir qual deles comprar.

Embora o termo computador seja usado sobretudo para nomear os Desktops, vamos aceitar que ele se encaixa bem na descrição dos três tipos apresentados, afinal, Notebooks e Netbooks também são computadores (assim como o seu smartphone e até a sua televisão smart).

Trabalhos da faculdade (ou escolares) e textos simples para a internet?

Os Netbooks são uma versão enxuta dos Notebooks. Eles estão no meio do caminho entre um Notebook e um Tablet, não possuem drive de CD/DVD e o seu peso é cerca de 10% ou até 20% inferior ao de um Notebook comum.

Seu sistema operacional também é enxugado e em sua maioria os Netbooks funcionam com aplicativos no lugar dos programas convencionais. Para não cair em tecnicalidades, vamos apenas dizer que o resultado são equipamentos mais velozes quando usados para tarefas simples.

Se você escreve bastante e pretende usar o computador apenas para fazer pesquisas na Internet, além de precisar de algo leve que seja prático de carregar, o Netbook certamente atenderá as suas necessidades. Além de tudo, a bateria do dispositivo dura cerca de duas horas a mais, em média, quando comparada a de um Notebook.

- Ah, mas nesse caso, por qual motivo eu não compro um Tablet? – A razão é simples, a grande vantagem do Netbook em relação ao Tablet é o conforto no hora de escrever. Com teclados mais robustos, os Netbooks aguentam o trabalho pesado e você poderá escrever nele durante horas, já o tecladinho acoplável aos Tablets é bem desconfortável depois de algumas horas de escrevendo.

Manipulação simples de imagens ou vídeos, mobilidade e desempenho mediano

Apesar de existirem Notebooks com configurações avançadas (como os Gamebooks), na hora de comparar os preços, o dispositivo ainda leva grande desvantagem em relação aos Desktops. Então, se você trabalha com manipulação simples de imagens (sem a necessidade de grandes recursos) e precisa de uma máquina que aguente o tranco, a melhor escolha são os Notebooks.

Por seu peso e a sua versatilidade, os Notebooks ganharam o mercado. Podem ser usados por fotógrafos que querem corrigir algumas fotos in loco. Produtores de vídeo que precisam de alguns ajustes. Com um hardware superior aos Netbooks, os Note’s possuem maior capacidade de armazenamento e um desempenho mais potente.

As principais desvantagens dos Note’s em relação aos Tablets ou Netbooks são o seu peso e a sua bateria. Dependendo da atividade que for executada, o tempo de bateria do computador pode cair rapidamente. Em compensação, a gama de atividades possíveis para um Notebook é muito maior do que para os outros dispositivos móveis.

Manipulação pesada de imagens, programação de jogos, desenvolvimento de softwares, projetos de arquitetura

Os Desktops são as máquinas mais potentes que você poderá encontrar no mercado. Mesmo que alguém contra argumente dizendo que existem Notebooks tão potentes quanto. Na hora de comparar os preços e a facilidade na aquisição das peças, os Desktops levam larga vantagem.

Com a facilidade em encontrar componentes para customizar o setup básico, um Desktop pode ser usado para virtualmente qualquer tarefa. Por exemplo, monitores maiores podem ser usados por desingners, produtores de vídeo ou projetistas. Placas de áudio e captura são utilizadas por produtores de música. O uso de um Desktop é basicamente infinito.

Além do custo reduzido para os componentes mais potentes – quando comparado a um Notebook – os desktops também favorecem a troca das peças e o reparo. Sendo que algumas trocas simples (como a substituição de um monitor) podem ser feitas por você mesmo, sem a necessidade de procurar uma assistência técnica.

Para darmos um resumo rápido sobre tudo o que foi dito. Se você está interessado em um dispositivo leve, que possa ser levado para a faculdade ou para acompanhar palestras no trabalho. Que seja confortável de escrever, com um pacote básico de aplicativos, e fique longe da tomada por um bom tempo, o Netbook é a sua melhor escolha.

Quem está procurando um equipamento com mobilidade, mas que aguente tarefas mais pesadas. Que possa receber upgrades e não fique refém apenas do setup básico da fábrica, não se importe de carregar um pouco mais de peso e não se importe de precisar carregar a máquina na tomada uma ou duas vezes ao longo do dia, os Notebooks são o principal.

Agora, quem quer desempenho e pretende possuir uma estação de trabalho, ou seja, trabalhar em um lugar fixo. Além de possuir as maiores opções na hora de fazer o upgrade ou substituir uma peça com defeito. Os Desktops são sem dúvida a melhor opção.

No fim, não existe um dispositivo que seja melhor do que o outro. Sendo assim, a melhor maneira de fazer uma compra segura é analisar qual é a tarefa que você precisa executar. Muitas vezes, ficamos de olhos cheios para os computadores ultramodernos e esquecemos que talvez uma máquina mais simples se encaixe melhor as nossas necessidades.

Esperamos que esse artigo traga bons insghts e você possa tomar uma decisão consciente na hora de comprar o seu computador.

Não deixe de seguir as nossas redes sociais, estamos sempre trazendo novidades sobre tecnologia.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes