comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Dicas de como fazer uma boa videoconferência
Vai participar ou organizar uma videoconferência? Então siga a nossa lista de dicas para garantir o sucesso dessa tarefa.
Postado em 08/07/2020
    Compartilhe:

Em dias de home office, o nosso famoso trabalho remoto, a vídeo chamada se tornou uma ferramenta importante na distribuição das informações entre os colaboradores de uma empresa e nas reuniões com os clientes.

Contudo, há que se ter cuidado, pois uma chamada incorreta, falhas no áudio, vídeo falhando ou até uma imagem e atitudes indevidas - e há casos hilários na internet - pode impactar a imagem profissional por muito tempo.

Hoje trouxemos dicas arrasadoras para você fazer ou participar de uma videoconferência de sucesso. Acompanhe!

Dicas essenciais para realizar uma boa videoconferência

Vamos começar o nosso artigo elencando uma série de pequenas tarefas que você deve concluir antes de entrar na videoconferência. Encare os próximos tópicos como um checklist, inclusive, siga as dicas na ordem e você verá que é tudo muito mais simples do que parece.

Escolha uma plataforma boa

Comece escolhendo a plataforma ideal. Essa etapa é muito importante, sobretudo se você é a pessoa responsável pela videoconferência, assim precisará se familiarizar com os recursos disponíveis no serviço.

Ao final deste artigo nós apresentados as principais características das opções mais conhecidas de serviços de videoconferência disponíveis.

Verifique sua internet – velocidade e qualidade

Nada é mais frustrante do que chegar na hora da reunião e descobrir que a sua internet não funciona bem, ou que as mensagens – tanto na voz, quanto no vídeo - são interrompidas ou ficam “engasgando.”

A dica é abrir uma videoconferência rápida com um contato, amigo ou familiar, na intenção de testar a sua internet. Peça para outra pessoa avisar se todas as suas frases vão inteiras e sem cortes, se a imagem se mantém firme, sem interrupções.

Outra boa dica também é acessar essa lista de dicas para melhorar o desempenho do seu computador.

Use a câmera na altura dos olhos

Um truque rápido, mas que faz total e completa diferença, como acertar o posicionamento da câmera? Bem, há aqui três passos:

  • Coloque a câmera na altura dos olhos;
  • Faça uma divisão mental da sua imagem na tela e coloque os seus olhos no terço superior (vamos explicar em detalhes);
  • Olhe sempre para a câmera.

Bem, vamos lá: Colocar a câmera na altura dos olhos deve ser algo simples, essa altura é, normalmente, a parte superior do monitor. Adquira um tripé para ajudar nessa função.

Use um truque de fotografia para ajudar a sua imagem: Olhe para o seu monitor e divida a imagem da câmera mentalmente em três pedaços, três faixas horizontais iguais. Seus olhos devem ficar na faixa superior, ou seja, assim sua imagem no monitor terá espaço para mostrar um pouco dos ombros também.

Olhar para a câmera é bem claro e direto. Nós temos o costume de olhar para a nossa própria imagem no monitor, lute contra esse desejo. Olhe para a câmera, pois assim você estará olhando nos olhos das outras pessoas.

Cuide da iluminação

Essa dica será curta e direta. Esteja em um local bem iluminado, se puder contar com iluminação natural de uma janela será melhor ainda. E cuidado para não jogar em seu rosto uma luz que faça muitas sombras.

Teste sua câmera e microfone

Essa é super importante se você deseja ter uma videoconferência de sucesso. Teste sempre a câmera e o microfone com antecedência.

Veja com os olhos dos outros

Por fim, olhe para a sua imagem na câmera com um olhar de terceiros. Veja se não há coisas ou pessoas no plano de fundo que possam atrapalhar a comunicação.

Uma imagem bagunçada pode enviar sinais contraditórios para todos que estão na videoconferência. Tenha tudo muito bem organizado.

Se tiver em busca de um bom notebook para trabalhar, veja também esse artigo: QUAL É O MELHOR NOTEBOOK PARA TRABALHAR?

Vantagens da videoconferência

Vejamos as principais vantagens das videoconferências:

Redução de custos

Até serviços pagos de chamada de vídeo saem muito mais em conta do que a locação de um espaço para reunir as pessoas.

Escalabilidade

Uma videoconferência pode ser feita para muitas pessoas, sem a necessidade de um grande auditório. Ela ainda pode ser gravada para assistir depois e compartilhada com outros profissionais que não estavam presentes.

Otimização de tempo

“Essa reunião poderia ter sido um e-mail”. A perda de tempo em reuniões presenciais era responsável pela diminuição na produtividade de muitas empresas. Com uma boa videoconferência seus colaboradores terão apenas as informações necessárias.

Profissionalismo

Muitos profissionais se sentiram abandonados por suas empresas durante estes meses de quarentena, e uma videoconferência traz de volta para o senso coletivo da empresa. Garantindo que todos estejam envolvidos profissionalmente com os objetivos macro.

Dicas para escolher a ferramenta ideal

Bem, agora vamos falar sobre as principais ferramentas disponíveis no mercado:

Hangouts

O Hangouts é o serviço disponível pelo Google, atrelado ao Gmail, é uma das plataformas mais simples de organizar uma videoconferência. Ideal para chamadas com até 25 pessoas e conta com aplicativo e plataforma online.

Zoom

O Zoom é o serviço que mais cresceu nos últimos memes. Vítima de muitos ataques de fakenews, a verdade é que seus responsáveis estão constantemente lançando novos serviços ou funcionalidades, na busca por conquistar os consumidores.

Videoconferências acima de 25 pessoas são pagas, conta com aplicativo e plataforma online. Embora essa plataforma exija a instalação de um outro aplicativo nos computadores.

Appear.in, o novo Whereby

O Appear.in, agora chamado de Whereby, é um serviço pago e existem dois tipos de pacote: o Plano Business para pequenos e médios times, múltiplos usuários e administradores, para 10 ou mais salas de reunião, e o Plano Pro: para uso profissional individual, com 1 usuário e 3 salas de reunião.

Não precisa de login e de dowloads, o que não gera confusão na hora da vídeochamada, possui aplicativo para iOs e Android e compartilhamento de tela, para apresentações. No Plano Business permite a gravação das reuniões, salas e domínio personalizado, integração com a agenda e suporte prioritário.

Google Meet

Uma evolução do Hangouts, desenvolvido especialmente para empresas. O Google Meet faz uso do chamado G Suite, uma série de ferramentas voltadas para empreendedores. Bastante versátil, com ótimos recursos, é atualmente uma das melhores opções.

Fique em segurança, confira: DICAS PARA PROTEGER SEUS DADOS ONLINE

Esperamos que o nosso artigo te auxilie na hora de fazer sua videoconferência!

Conheça a Dominium Informática! Somos referência na locação de equipamentos de TI e serviços de manutenção e assistência técnica.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Envie um e-mail para: comercial@dominiuminfo.com.br. Estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.

Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter, estamos sempre trazendo notícias e novidades sobre o universo da tecnologia.

Agradecemos a leitura, até a próxima.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes