comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Como ser uma empresa sustentável?
Ser uma empresa sustentável pode ser o primeiro passo para alavancar os negócios. Saiba por onde começar!
Postado em 03/04/2019
    Compartilhe:

 

Ser uma empresa sustentável pode ser o primeiro passo para alavancar os negócios, ajudar o meio ambiente, pensar no futuro e fazer a diferença para seus clientes.

 

Cada vez mais cresce o número de empresas sustentáveis nos mais diversos nichos, todas empenhadas em causar menos impactos negativos no meio ambiente e na sociedade.

Formas para desenvolver a sustentabilidade e a economia circular no meio corporativo já existem e estão à disposição para que cada vez mais empresas optem por esse formato.

Quando se fala em ter uma empresa sustentável surgem muitas dúvidas de como proceder. Quais primeiros passos dar e quais medidas adotar para ser perceptível tal mudança?

Muitas vezes isso causa certo desconforto e uma ideia negativa de que não será possível se adequar a tantos aspectos. Mas quando se inicia a prática com pequenas ações, é possível perceber que não é tão complicado assim.

Por onde começar a ser uma empresa sustentável?

Nada melhor para uma empresa do que servir de bom exemplo para outras. Sendo uma empresa sustentável isso é possível.

Veja alguns exemplos de como adquirir hábitos muito mais saudáveis e ecologicamente sustentáveis:

Conscientizar seus funcionários e colaboradores

Para se obter uma mudança genuína, é preciso começar de dentro e mesmo pequenos atos já farão uma grande diferença.

Um exemplo é o incentivo para que os colaboradores levem cada um seu próprio copo ou xícara - evitando que copos plásticos acumulem-se nos lixos da empresa.

Canudos descartáveis e sachês também podem ser dispensados - os molhos da lanchonete podem estar em bisnagas e hoje temos opções de canudos reutilizáveis de aço ou acrílico.

A reciclagem de papeis e a separação do lixo também são passos que ajudam no trajeto da sustentabilidade sem exigir grandes investimentos ou mudanças.

Reciclagem das embalagens

Empresas que fornecem produtos com embalagens que possam ser reutilizadas têm a possibilidade de fazer um grande diferencial no mercado.

Você pode repensar nas formas como seu produto é fornecido para incentivar o consumo. Alguns exemplos para ajudar são: a implementação de descontos a partir das embalagens, fornecimento de refis ou mesmo oferecer brindes para quem trouxer embalagens usadas em pontos de troca. Essas estratégias não só aumentam a sustentabilidade da sua empresa, como também ajudam na captação e fidelização de clientes.

Fornecedores parceiros

É mais do que essencial saber de onde vem os produtos que levam a marca de sua empresa, com isso também pode-se optar por fornecedores que tenham a mesma missão de sustentabilidade que a sua.

Nada mais ético que toda a grade de processos pelos quais o produto passa estar em total conformidade com o lema da empresa.

Estar certo de que todos os envolvidos estão trabalhando por este mesmo ideal de economia circular traz ainda mais resultados positivos para a empresa.

Documentação eletrônica

Quantos serviços já estão disponíveis no mercado para serem feitos através da internet?

Hoje, existem inúmeras formas de gerir as documentações de forma digital. Além dos benefícios ao meio ambiente, esta opção também vai ajudar a economizar tempo e espaço.

Pense em quanto tempo já foi perdido organizando as papeladas - e quanto espaço elas ocuparam no seu estabelecimento. Garanto que muito mais do que o necessário.

As opções digitais, além de serem mais fáceis de gerenciar e organizar, economizam (muito) papel e liberam um grande espaço de respiro que pode ser utilizado de forma mais útil na sua empresa. E de brinde, fica muito mais cômodo para o seu cliente, receber uma nota fiscal por e-mail do que um papel que ele provavelmente vai perder antes de precisar.

Aluguel de equipamentos

Na hora de abrir ou expandir a empresa por meio de novos pontos de vendas uma das primeiras questões a se pensar é como obter os equipamentos necessários por um baixo custo, sem que isso interfira na qualidade do serviço.

Uma das melhores opções é optar pelo aluguel de equipamentos, que possibilita um bom custo-benefício e ainda se encaixa na proposta de uma empresa sustentável.

Quando se compra um equipamento essa pequena ação causa um grande impacto ambiental, uma vez que, para sua construção é necessário a retirada de uma série de matérias-primas advindas da natureza, fazendo com que a agressão à ela se torne muito maior conforme a escala de cada produto.

Além disso, muitas vezes a compra de equipamentos dificulta a atualização dos mesmos, gerando futuramente um grande desperdício de resíduos sólidos que dificilmente serão reciclados corretamente.

Agradeça essa dificuldade de atualização à obsolescência programada. Não sabe do que estamos falando? Explicamos tudo sobre ela neste artigo, caso queira entender melhor.

E saiba, com o aluguel dos equipamentos essa é uma questão que não se aplica, já que se desenvolve a economia circular, desenvolvendo os mesmos serviços com os materiais necessários à empresa, porém com a consciência de que nenhum mal está sendo causado para isso.

O grande problema do descarte incorreto de resíduos sólidos

Desde 2010, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Brasil adotou formas para o desenvolvimento sustentável e para o ciclo de vida dos produtos, mas são ações que têm sido desenvolvidas gradativa e lentamente.

Exemplo disso foi o fechamento do maior lixão da América Latina a céu aberto, na capital do país, que somente ocorreu no início do 2018. Ele se localizava a cerca de 20 quilômetros da Esplanada dos Ministérios, e durante 60 anos foram depositados todo tipo de lixo sem qualquer preocupação quanto seus resíduos tóxicos.

O descarte incorreto de equipamentos eletrônicos pode gerar inúmeros riscos à saúde, como problemas respiratórios e danos ao sistema nervoso pela contaminação do organismo por mercúrio, chumbo e cádmio, alguns dos compostos químicos presentes nas peças dos aparelhos.

Faça a escolha correta e equipe a sua empresa e para o mundo com o que existe de mais atualizado, ao mesmo tempo que torna ela muito mais eficiente, sustentável e recebe a ajuda de uma equipe especializada.

O aluguel de equipamentos se mostra ser uma excelente escolha, e a Dominium oferece esse serviço com o maior grau de profissionalismo e qualidade.

Estamos à disposição para dúvidas e orçamentos, entre em contato!

 

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes