comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Como ter uma infraestrutura de TI eficiente?
Sua empresa está protegida contra ataques cibernéticos? Ou vocês possuem apenas um pacote de antivírus e nada mais? Será que vocês estão tirando todo o proveito que uma boa estrutura de TI é capaz de prover? Vamos analisar.
Postado em 12/08/2019
    Compartilhe:

 

No artigo de hoje nós iremos falar sobre muito mais do que apenas a segurança digital, ou a melhora no desempenho dos processos dentro da sua empresa. Na verdade, hoje falaremos sobre um pouco de tudo.

 

Pois, é inegável, não há empresa sem que haja Tecnologia da Informação, e não é possível ter uma TI eficiente sem considerar a infraestrutura responsável pelo gerenciamento do todo.

 

Acompanhe que você logo vai entender do que nós estamos falando.

 

Veja também: Automação Comercial: qual o momento certo para aderir?

 

O que é uma infraestrutura de TI

 

Antes de iniciar nossa discussão sobre as tendências para a infraestrutura de TI, é preciso que esse termo esteja claro. Podemos conceituá-lo como todo o conteúdo tecnológico de uma organização. Por exemplo:

 

- Softwares e aplicativos
- Hardwares
- Sistemas operacionais
- Serviços integrados
- Plataformas de comunicação e redes
- Gestão e armazenamento de dados
- Plataformas de internet

 

Perceba: O funcionamento de todos os itens melhora a sua atuação no mercado. Uma TI bem estruturada aumenta a velocidade no momento de tomar decisões.

 

Um bom gerenciamento traz uma série de benefícios, como: redução de custos operacionais, pronta-resposta, além de diversos outros fatores que serão apresentados ao longo do artigo.

 

Saiba mais: equipe de TI – como se beneficiam com o aluguel de equipamentos

 

Porque a infraestrutura de TI é importante para o desenvolvimento do setor

 

A infraestrutura de TI também garante que o ambiente digital seja seguro, estável e atualizado, algo extremamente importante — garantindo que os seus computadores estejam protegidos.

 

Muitas organizações têm informações confidenciais que não podem ser compartilhadas com todos os funcionários. A infraestrutura de TI, você é capaz de acompanhar quem tem acesso os dados, e também monitorar como esses dados estão sendo usados.

 

Configurar uma rede de computadores exige uma infraestrutura adequada. Ela é responsável por garantir que tudo está sendo executado de acordo com os padrões operacionais corretos.

 

Economize: vantagens que a locação de T.I. gera às empresas

 

Sua empresa inteira depende da infraestrutura de TI

 

A infraestrutura de TI abre a oportunidade de analisar dados específicos e criar planejamentos dentro dos sistemas da empresa de forma efetiva. Além disso, ela também fornece ferramentas que resolvem problemas complexos e garantem a escalabilidade, ou seja, o crescimento da empresa.

 

As marcas que investem em TI aumentam a presença de mercado, obtêm bons resultados financeiros e mantém boa competitividade.

 

O sucesso de qualquer empresa depende de diversos fatores, sabemos bem. O que não dá para negar é: dentre os fatores mais significativos, a análise precisa e a visão de futuro, características do TI, são importantíssimas nos escritórios modernos.

 

O impulso que estava faltando: como aumentar a produtividade da empresa com o aluguel de equipamentos

 

Facilidade na Manutenção do Sistema de TI

 

Quando a empresa opta por investir na infraestrutura de TI ela estará preparada para as manutenções, sejam corretivas ou preventivas. Até mesmo para a substituição de equipamentos, quando o reparo no local não for possível.

 

Pense nessa manutenção como uma casa que está com problema no encanamento. Se os encanadores forem até o local e tudo estiver organizado, eles terão apenas que encontrar o problema e solucionar a situação. Por outro lado, se a casa estiver uma desordem, tudo fora do lugar, então será mais difícil para os profissionais resolverem um chamado.

 

Quando falamos do mundo empresarial, chamados custam dinheiro. Quanto mais fácil for para os técnicos resolverem problemas dentro do seu escritório, mais barata será a solicitação da visita deles.

 

Boas práticas para ter uma infraestrutura de TI eficiente

 

Planejamento de gestão e objetivos estratégicos

 

O resultado do trabalho é o estabelecimento de objetivos a partir de análises de contexto e de uma nova visão institucional. Podem ser organizados na forma de um mapa estratégico na busca da governança por resultados.

 

Os objetivos estratégicos são desenvolvidos pensados em projetos estratégicos e sempre monitorados por indicadores de desempenho.

 

Monitoramento constante

 

Sempre recomendamos aos nossos clientes que os alertas de incidentes sejam resolvidos imediatamente. Se um problema for identificado, ele deve ser tratado.

 

Monitorar a estrutura é o que a torna confiável, eficiente e segura. Também é uma forma simples de identificar gargalos. Tome nota: é preciso monitorar tudo o que possa apresentar falhas dentro de um sistema.

 

Existem softwares no mercado que garantem o monitoramento constante de todos os dispositivos e sistemas existentes em sua infraestrutura de TI. Essas ferramentas podem trazer várias informações para o gestor, permitindo uma melhor visualização do ambiente de TI, capacitando o profissional a tomar decisões com base em dados relevantes.

 

Documentação completa

 

Apenas para citar alguns exemplos, podemos dizer que você será capaz de gerenciar informações como:

 

Hardware:

- Processador
- Memória
- Disco
- RAID
- Placas
- Fontes

- Portas de comunicação
- Upgrades
- Firmware
- Fabricante
- Garantia

 

Rede:

- Placas de rede
- Time de Placas
- nomes
- IPs
- Gateways
- Subnets
- DNS
- DHCP
- VLANs
- Switches
- Redundâncias

 

Software:

- Sistema Operacional
- Funcionalidades
- Configurações de funções de rede como AD, DNS, DHCP, GPOs
- File Server
- Application Server
- Terminal Services
- Backup

- Licenciamento
- ERP
- CRM
- Web Serves

 

Perceba, com uma infraestrutura de TI bem implementada você será capaz de controlar todas as questões que envolvem a sua rede.

 

Chega de correr riscos: como o aluguel de equipamentos aumenta a segurança digital da sua empresa

 

Tenha parceiros especializados

 

Agora nós estamos chegando ao final do artigo e você pode estar pensando: “mas eu não tenho na minha equipe todo o conhecimento necessário para fazer o gerenciamento eficiente dessas informações”. E aqui vai a boa notícia, você não precisa desse conhecimento.

 

Na realidade, o gerenciamento de uma boa infraestrutura de TI passa por empresas capacitadas no assunto, que já possuem experiência no setor e podem prestar o serviço com total qualidade.

 

Ou seja, conte com parceiros. Melhor dizendo, entre em contato conosco.

 

Como ficou claro, toda empresa depende da infraestrutura de TI para poder atuar com eficiência. Mas o assunto não termina aqui.

 

Se você ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco pelo e-mail: comercial@dominiuminfo.com.br. Você poderá solicitar um orçamento sem qualquer compromisso.

 

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes