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Outsourcing: tudo o que você precisa saber
Quer saber como aumentar a eficiência do seu escritório? Então, saiba tudo sobre o outsourcing de T.I e como ele pode melhorar os seus resultados.
Postado em 17/10/2019
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Quer saber como aumentar a eficiência do seu escritório? Então, saiba tudo sobre o outsourcing de T.I e como ele pode melhorar os seus resultados.

Leia em seguida: EQUIPE DE TI – COMO SE BENEFICIAM COM O ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS

O que é outsourcing?

Outsourcing, do inglês literalmente “fonte externa”, costuma ser comparada à terceirização, mas será que ele é mesmo uma forma de terceirizar serviços? Hoje nós vamos falar sobre essa questão e derrubar diversos mitos em torno dela.

Quais são os objetivos do outsourcing?

Um dos objetivos é contratar uma empresa para assumir as estratégias de um setor. Sempre tomando cuidado para que o setor administrado não seja a atividade principal. Em outras palavras, são funções ligadas às atividades administrativas, com contratos temporários.

É possível contratar outsourcing de vários segmentos, por exemplo:

  • Marketing,
  • Financeiro
  • RH
  • Consultorias específicas
  • T.I

Com o outsourcing você estará deixando que uma empresa especializada em determinado assunto lide com questões que são importantes para o desempenho do seu escritório, mas que não estão no core, no núcleo, da sua atuação.

É incorreto dizer que o outsourcing se trata de uma terceirização, ao longo do artigo diremos em detalhes as causas, mas saiba que: a terceirização está relacionada com o barateamento e a realização de tarefas simples, o outsourcing lida com estratégias e o posicionamento de profissionais especialistas em áreas que exigem conhecimento técnico.

Veja também: COMO TER UMA INFRAESTRUTURA DE TI EFICIENTE?

Quais são as vantagens do Outsourcing

Investimento no mais importante

Seus funcionários irão se concentrar nas atividades importantes da sua empresa. Por exemplo, se for um escritório de arquitetura, vocês estarão focados nos projetos, deixando o T.I para a equipe especializada.

Melhora significativa da performance

Contratar especialistas aumenta a qualidade do trabalho e gera crescimento da produtividade.

Gera aprendizado dentro do seu time

As técnicas utilizadas pela equipe contratada irão inspirar transformações positivas na sua equipe. Ver como outros profissionais atuam traz referências que melhoram a forma com a sua empresa irá atuar.

Aumento da flexibilidade

O outsourcing simplifica os processos da empresa. Mais uma vez, deixando seus colaboradores livres para lidarem apenas com as funções principais do seu negócio, você terá uma equipe flexível, caso emergências aconteçam.

Cultivo do pensamento estratégico

Com a hierarquia simplificada, os gestores não gastam tempo no treinamento de pessoas, o que lhes dá espaço para focar no planejamento das estratégias. Buscando sempre aumentar a satisfação dos clientes ou a melhora dos serviços.

Aumento significativo na colaboração

Com a estrutura enxuta, a organização ganha em colaboração. Esse fenômeno é observado vez após vez. Equipes menores trabalham em cooperação.

Flexibilização do orçamento

A contratação de profissionais por contrato temporário faz com que a empresa tenha uma margem de manobra maior no momento de lidar com os gastos. Ao contrário do que acontece na contratação habitual, de trabalho CLT ou de longo prazo, por exemplo.

Diminuição dos riscos trabalhistas

O outsourcing diminuirá os encargos trabalhistas, e também irá baixar a possibilidade da sua empresa sofrer ações na Justiça do Trabalho, pois esse risco será assumido pela empresa fornecedora.

Mais sobre o assunto: VANTAGENS OUTSOURCING IMPRESSÃO

Vamos falar sobre o outsourcing de T.I

Como você pode perceber, a prática do outsourcing traz diversas vantagens para a empresa contratante, mas esse modelo de negócios encontra ainda mais valor quando ligado ao T.I. Vamos falar sobre as principais características, acompanhe:

Aumento significativo na segurança de dados

Existem normas de controle que contribuem para a segurança das informações e dos dados. O Compliance, por exemplo, é uma política documentada, que assegura que a empresa responsável pelo outsourcing tenha:

  • Rigidez na aplicação da legislação dentro do segmento em que ela está inserida;
  • Métodos e controles internos para evitar as fraudes, a corrupção, a sonegação ou o uso de mão de obra ilegal.

A empresa de outsourcing também tem a necessidade de cumprir as leis e regulamentações trabalhistas vigentes em relação aos profissionais que disponibilizar para as funções.

Sendo assim, estão asseguradas as questões mais importantes para as empresas que querem contratar.

Proteja os dados da sua empresa: COMO O ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS AUMENTA A SEGURANÇA DIGITAL DA SUA EMPRESA

Vamos deixar claro: Outsourcing não é terceirização

Muitas vezes, quando pesquisamos pelo termo, encontramos resultados que trazem o outsourcing para a área da terceirização, mas essa não é toda a verdade.

Na realidade, essa estratégia está muito mais relacionada ao posicionamento do profissional correto dentro de uma determinada função.

Na terceirização a empresa contratante está buscando economizar, já no outsourcing ela quer encontrar o melhor profissional possível para ocupar um cargo chave dentro do escritório, desde que esse cargo não seja o coração das operações.

Produza mais: COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA EMPRESA COM O ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS

Como encontrar a empresa ideal para contratar

Essa é a pergunta que vale muito. Pois, como dissemos, será um profissional (ou uma equipe de profissionais) que estarão dentro do seu escritório e poderão (no caso do T.I) acessar dados sensíveis à sua área de atuação.

A melhor forma de contratar uma empresa confiável está em analisar o histórico dessa empresa, entrar em contato com os clientes dela e, por que não, avaliar como essa empresa se comunica com você.

Ou seja, ligue, entre em contato, envie e-mails e veja se as respostas passam confiança ao contratante. Claro que, além de tudo, também já formas objetivas de tomar essa decisão. Veja algumas:

  • A empresa precisa estar dentro das determinações do Compliance, por exemplo.
  • A empresa precisa ter informações específicas sobre os serviços que serão prestados
  • A empresa deve ter a “cara limpa”, fornecendo todas as informações que o possível contratante solicitar sobre o serviço.

Quer saber mais sobre como aumentar o desemprenho do seu escritório investindo no Outsourcing de T.I? Entre em contato conosco pelo e-mail: comercial@dominiuminfo.com.br e solicite um orçamento sem compromisso.

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