comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Quando devo fazer backup das máquinas na empresa?
Experiência do profissional responsável por este artigo: alguns anos atrás eu trabalhei em um escritório de projetos em 3D, onde éramos responsáveis pelo desenvolvimento do design de lojas. Lembro que jamais
Postado em 21/01/2020
    Compartilhe:

Experiência do profissional responsável por este artigo: alguns anos atrás eu trabalhei em um escritório de projetos em 3D, onde éramos responsáveis pelo desenvolvimento do design de lojas. Lembro que jamais falamos sobre backup das máquinas no escritório.

Até que um dia destes de chuva intensa em São Paulo uma descarga elétrica atingiu o prédio, queimando muitos computadores.

O servidor ficou inteiro e as informações contidas nele estavam perfeitas. Mas muitos notebooks e PC’s tiveram suas placas e HD’s danificadas.

Resultado? Todos os projetos que ainda não estavam protegidos por um backup no servidor foram perdidos. O trabalho precisou ser refeito e nós perdemos pontos com muitos clientes que estavam esperando pela execução das obras.

Além de também ficar em uma saia justa com as equipes de construção, com os fornecedores de materiais, etc.

Tudo pela fala de um backup eficiente capaz de guardar as informações em um local seguro.

E é sobre isso que nós falaremos hoje. Você pode acreditar que jamais aconteceria no seu escritório, até que acontece.

Leia também: POR QUE FAZER O INVENTÁRIO DOS EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA E COMO FAZER?

Por que fazer o backup das máquinas com frequência?

Todos os arquivos e documentos da sua empresa estão guardados dentro desse grande equipamento chamado servidor. Se antes a papelada era o mais importante, hoje são os dados e as informações digitais.

Esse motivo, sozinho, já seria o bastante para convencer do backup frequente, pois ele garante a segurança de tudo o que estiver guardado nos servidores.

Pense apenas por um minuto o que vocês fariam se todas as informações da empresa fossem perdidas.

Como o backup previne retrabalho

O que nos leva ao segundo ponto, o backup dos dados garante que todos os serviços estejam guardados e em segurança.

Se o seu escritório é responsável pela elaboração de projetos arquitetônicos, por exemplo, um backup seguro será fundamental. Agora, imagine se o seu escritório trabalha com fotos de casamento, informações que não são possíveis de substituir, caso perdido.

Mas não apenas isso, todas as questões de logística também são guardadas em documentos. Perder essas informações significaria horas de trabalho que serão exigidas dos colaboradores para que tudo seja feito novamente.

Fique por dentro: O QUE É LGPD E QUAL O SEU IMPACTO NO SETOR DE TI?

O backup protege contra falhas humanas, hackers e até desastres

Servidores são alvos constantes de ataques. Aqui está uma verdade incomoda do nosso universo super conectado! Sempre haverá alguém que tem interesse nas informações que estão guardadas.

Pode se rum ex-funcionário descontente, ou então uma empresa rival. Claro que estamos falando de crimes cibernéticos e espionagem industrial, mas os efeitos são devastadores.

Com um backup você será capaz de controlar em quais equipamentos e serviços as informações estarão guardadas. Certificando-se de que o seu sistema não esteja vulnerável à ataques.

Tem mais, com um backup na nuvem, mesmo que aconteça um desastre no seu escritório e o servidor físico seja danificado, não tem problema. Haverá um servidor reserva, em outro ponto, com todos os dados guardados.

Leia agora e aprenda como ter uma infraestrutura de TI eficiente!

O backup facilita a manutenção preventiva

A manutenção preventiva será feita com grande facilidade caso as datas de backup estejam sempre em dia. Quando a equipe de T.I precisar fazer modificações nos servidores, ou testes de instalação, poderá estar tranquila.

Sabendo que se algo der errado e algum documento for perdido, essa informação estará guardada no backup.

Benefícios do backup dia a dia

  • Facilidade de uso;
  • Adaptabilidade;
  • Custo acessível;
  • Centralização de informações;
  • Mobilidade.

A facilidade no uso fala sobre o quão é simples contratar e manter um sistema de backup, seja ele físico ou em nuvem. Os comandos e controles são simples e intuitivos, as informações são fáceis de encontrar.

Qualquer colaborador, independente do cargo, com apenas 15 minutos operando os servidores já será capaz de fazer e programar um backup.

A adaptabilidade está relacionada com a grande quantidade de opções para o backup. Você pode desejar um serviço completo abrangendo todos os setores, ou então apenas voltado para equipe de projetos. Serve para todos os escritórios.

O custo de um backup é baixo, quando comparado aos benefícios trazidos por ele.

Ter as informações centralizadas em um servidor de confiança é vital para qualquer empresa que queira operar com tranquilidade. Um serviço de backup garantirá essa questão.

Por fim, a mobilidade. Com um backup em nuvem você poderá upar os arquivos em uma cidade, viajar e fazer o download das mesmas informações em outra. Há ainda outras vantagens, serviços como o Google Drive permitem que diversos colaboradores trabalhem no mesmo projeto simultaneamente.

Precisando de máquinas? Confira ótimos motivos para optar pelo aluguel de computadores

Onde salvar os backups?

Há basicamente dois modelos de operação, os backups salvos em servidores locais e os backups salvos em servidores na nuvem. Falaremos deles no próximo item.

Sua escolha precisa ser pautada em:

  • Quem terá acesso às informações?
  • Essas informações são importantes apenas dentro do escritório?
  • Minha empresa poderá ganhar com a mobilidade dessas informações?

Entenda tudo sobre: OUTSOURCING

Diferenças entre Backup Local x Nuvem

Como dissemos o Local é salvo em um servidor dentro do escritório, localizado nas imediações e gerenciado pela equipe de T.I local. Já um Backup dito em nuvem será salvo em um servidor externo, com espaço alugado.

De modo geral, os dois modelos possuem segurança, se feitos com equipes competentes e equipamentos de ponta. Servidores modernos possuem sistemas de segurança que são quase impossíveis de superar.

De todo modo, o backup em nuvem apresenta uma vantagem em relação à mobilidade. As informações podem ser acessadas de qualquer lugar, por qualquer pessoa que tenha a conta do servidor em questão.

Você já sabe qual a melhor opção para sua empresa? Leia agora: Alugar computador ou notebook?

Essas foram nossas breves considerações sobre a importância de fazer backup das máquinas na empresa.

Sabemos que o assunto é extenso e ainda muito poderia ser dito, mas se você ficou com dúvidas, ou gostaria de saber mais sobre backup’s, custos, preços e disponibilidades. Entre em contato conosco através do e-mail: comercial@dominiuminfo.com.br.

Para obter mais informações como essas, assine a nossa newsletter. Estamos sempre trazendo notícias, dicas e novidades sobre o mundo da tecnologia.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes