comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Aluguel de equipamentos no setor público – tudo o que você precisa saber
É possível elaborar soluções para a diminuição de gastos em tecnologia no setor público. Veja como!
Postado em 22/11/2018
    Compartilhe:

Quantas vezes você já utilizou os serviços públicos? Alguma vez o atendimento foi interrompido ou atrasado pois alegaram “falha no sistema”?

Normalmente, essa alegada “falha no sistema” nada mais é do que a incapacidade da tecnologia disponível de arcar com o fluxo de trabalho necessário. Traduzindo: os equipamentos estão antigos e precisam de atualização.

Sabia que dá para aumentar a tecnologia do setor público sem precisar aumentar o investimento? Isso mesmo, dá para atualizar os equipamentos e melhorar o serviço, sem que seja necessário ampliar o gasto.

Neste artigo nós explicaremos como fazer isso.

Nosso objetivo

Primeiro, nós precisamos deixar claro que o objetivo do artigo não é entrar nos meandros das licitações, sequer discutiremos editais, etc. Afinal de contas, os termos jurídicos devem ser discutidos por profissionais da área. O que nós pretendemos, então?

Simples: demonstrar como é possível criar soluções que diminuam os custos com tecnologia no setor público, apresentando um exemplo de contrato firmado (por meio de licitação) e que deu certo.

Buscando levantar o debate, o nosso artigo vai apresentar alguns argumentos para abordar o assunto. Então, vamos lá? Como aumentar a tecnologia dos prédios públicos sem precisar aumentar o investimento? Vejamos.

Como funciona atualmente?

Em um resumo bem simples: atualmente, para que uma entidade receba equipamentos novos, a Secretaria responsável por ela abre o edital, as empresas competem e a compra é feita. Esse processo todo pode levar, em média, até 1 ano (em alguns casos, até mais).

O resultado? A entidade “premiada” acaba recebendo equipamentos antigos ou já desatualizados. Já que existe um gap entre a publicação do edital, a licitação em si, o fechamento do contrato, análise da empresa, o ato da compra, etc.

Qual seria a solução?

Com a abertura de uma licitação para a contratação de um serviço de aluguel de equipamentos, e não da compra, é possível minimizar os efeitos dessa discrepância.

Afinal de contas, os contratos de alugueis possuem certa versatilidade para a substituição dos aparelhos antigos ou desatualizados.

Trocando em miúdos, o local que receberia os computadores, por exemplo, uma delegacia, poderá receber computadores com softwares atualizados. Diferente do que vem acontecendo nos contratos de compra.

Qual é a economia média?

No setor privado, estudos apontam que a locação de equipamentos é responsável pela diminuição dos custos em quase 30%, em alguns casos superando esse valor.

Isso acontece pois, a locação permite que o usuário não tenha que arcar com manutenção, atualização dos softwares, programação, configuração, etc.

Além de tudo, quando uma máquina alugada apresenta problema, está no contrato a substituição imediata do equipamento, eliminando a despesa de ter um equipamento parado dentro da empresa.

Em resumo

Processos de licitação são complexos e burocráticos, nós sabemos disso. Como foi citado ao longo do artigo, cada contrato foi firmado com a sua Secretaria responsável e as variantes são discutidas caso a caso.

O que não dá para negar é que a locação de equipamentos para setores públicos é uma solução factível e que precisa ser explorada pelo setor público da sua cidade.

Se você trabalha no setor público e tem interesse em melhorar o atendimento do seu serviço, informe-se mais sobre o assunto.

A dica também é válida aos cidadãos que desejam um atendimento melhor e estão interessados em fiscalizar os gastos públicos na cidade.

Interesse-se, informe-se e mantenha-se sempre alerta sobre as possibilidades de melhorar do atendimento na sua região.

Nós dispomos de um departamento exclusivo para tratar com órgãos públicos, sejam eles federais, estaduais ou municipais.

Gostou da nossa publicação? Compartilhe nas suas redes sociais.

Por fim, acompanhe o nosso blog. Estamos sempre trazendo novidades e informações sobre tecnologia e inovação.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes
Como a gestão de resíduos sólidos pode impulsionar a economia