comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Como economizar na hora de expandir sua empresa?
Entenda como expandir o seu negócio pode ser bem mais econômico do que você imaginava.
Postado em 08/06/2018
    Compartilhe:

O momento de expandir uma empresa pode ser um verdadeiro pesadelo para qualquer empreendedor. De repente a demanda cresce e a gente precisa aumentar a taxa de entrega junto com ela, mas nem sempre estamos preparados.

Existem também situações onde a procura não está aumentando, mas você quer expandir para conseguir mais clientes e aumentar o giro total.

Seja qual for a sua situação, é normal que o pensamento: “isso vai custar muito” esteja em sua mente. Qualquer expansão sempre envolverá investimentos, principalmente em infraestrutura.

Por isso fizemos um artigo com algumas dicas para você poupar dinheiro na hora de expandir o seu negócio.

Calcule e planeje

As maiores e piores despesas são aquelas para as quais você simplesmente não se preparou antes. De repente é preciso comprar alguma coisa que sequer estava no orçamento, depois outra e outra, e assim ele começa a inflar.

Você também pode ter deixado algum fator crítico para ser resolvido posteriormente e, na hora de colocar o novo ponto para rodar, percebe que esqueceu de algo essencial, como o fogão de um restaurante ou o wi-fi de um escritório.

O primeiro passo para poupar dinheiro é se planejar e saber exatamente tudo que você tem que comprar e quanto vai custar.

Com um planejamento feito de forma antecipada você também tem mais tempo para fazer a negociação de compras estratégicas e poupar.

Dependendo do quanto você tem em caixa, quanto vai precisar e quanto espera de lucro com a expansão, procurar um financiamento com taxas baixas é uma boa opção.

Pense bem no contrato de novos profissionais

Contratar um novo profissional envolve muitos custos, alguns que vão bem além do simples salário. Por isso é importante que você tenha em mente os custos “escondidos” como:

  • Taxas dos exames de admissão
  • Tempo e dinheiro gasto com treinamento
  • Gasto com uniforme ou vale-terno
  • Novas licenças de software
  • Gasto maior de energia elétrica e pormenores (café, papel, canetas, etc).

Na hora de contratar um profissional é muito difícil poupar dinheiro porque o investimento no capital humano normalmente é uma área na qual você não quer cortar custos.

Mas se você tiver em mente todos os extras que a contratação envolve, ela não vai sair tão cara.

Caso o seu negócio tenha um grande número de vagas e você queira optar por uma negociação de processos, é possível optar pela contratação de uma empresa especializada em Recrutamento e Seleção.

Você também pode fazer a escolha de começar um programa de estágio para diminuir os custos relacionados com pagamento e também impostos sobre salários.

Promova o local antes mesmo de lançar

Essa dica parece que só funciona para empresas de rua que vão trabalhar com vendas diretas, mas pelo contrário, é muito importante que você promova o novo local antes mesmo de seu lançamento, seja ele qual for.

Primeiro existe todo o aspecto interno de informar seus funcionários sobre a nova unidade e, além disso, é preciso que seus clientes também saibam que uma nova unidade será aberta, desta forma você gera expectativa e brand awareness.

Se você deixar para o último momento, a abertura do local simplesmente vai ser muito repentina e o movimento do novo espaço não vai ser satisfatório, além de você perder uma ótima oportunidade de demonstrar mais um triunfo da sua empresa.

Procure um corretor autônomo ou o dono

Muitas vezes expandir um negócio vai envolver a compra ou o aluguel de um novo ponto comercial.

Caso seja um escritório em um edifício comercial, não tem muito como fugir, o preço do imóvel provavelmente vai ser tabelado e não há o que fazer na hora da compra ou aluguel.

Mas se você for alugar um espaço como um ponto na rua, ou até mesmo uma casa ou prédio inteiro, o melhor é que você procure um corretor autônomo ou os donos do local para fugir um pouco das taxas cobradas por corretoras.

Alugue equipamentos em vez de comprar

Na hora de expandir um negócio, os custos podem ser tão elevados que muitas vezes não vale a pena comprar todos os equipamentos no primeiro momento.

Na verdade, o aluguel de notebooks, tablets, computadores, impressoras e outros equipamentos de informática muitas vezes é mais eficiente em todos os sentidos.

Como você pode ver clicando aqui para ler um artigo sobre como a locação de equipamentos pode alavancar os seus negócios.

A Dominium é uma empresa especializada em informática que oferece o serviço de locação de equipamentos, e outros, na região de Uberlândia e também em Ribeirão Preto.

A combinação de equipamentos altamente eficientes e todas as vantagens financeiras e fiscais da locação é perfeito para quem quer expandir a empresa de uma forma sustentável.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes
Como a gestão de resíduos sólidos pode impulsionar a economia