comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Como melhorar o desempenho do seu computador
Esse texto é pra você que está com computador lento e não sabe o que fazer. Vamos ensinar como melhorar o desempenho do seu computador.
Postado em 26/07/2018
    Compartilhe:

O computador está lento? Para ligar 10 minutos, para desligar 5 minutos. As páginas da Internet demoram pra carregar, as pastas são lentas para abrir, os arquivos levam horas para serem transferidos, o aplicativo para de funcionar frequentemente, o computador trava e até desliga sozinho. Está com algum desses problemas ou com todos? Temos as soluções.

Nosso tutorial é específico para usuários de Windows, o sistema operacional mais comum dos computadores e, além disso, onde os problemas de desempenho são mais evidentes. Usuários Linux são, em maior parte, mais avançados e sabem como proceder. Além disso, o Linux exige mais na hora de otimizar o desempenho. Enquanto isso, o iOS é muito restrito e tem um ótimo suporte de atendimento para casos de desempenho ruim das máquinas.

Nossas soluções vão se enquadrar em dois tipos: soluções de configuração e soluções estruturais. As soluções de configurações são aquelas em que pequenas alterações como aparência e softwares podem melhorar a velocidade de sua máquina. Já as soluções estruturais são referentes as peças (hardware). Sendo assim vamos começar pelas soluções de configuração.

Melhorar o desempenho do computador com ações simples

Vamos elencar em alguns tópicos em formato de passo a passo para deixar mais claro as ações que podem ser tomadas para você deixar o computador mais rápido.

Esvazie a lixeira

Clique com o botão direito na Lixeira (Recycle Bin), clique em Esvaziar lixeira (Empty Recycle Bin) e depois confirme.

É uma ação importante para quem tem pouco espaço disponível. Lembre-se sempre de verificar se não há nenhum arquivo excluído por engano antes de esvaziá-la.

Desinstale programas inutilizados

A próxima ação é desinstalar os programas que não são utilizados. Muitos programas são instalados em pacote com outros programas e você nem sabe que estão ali. Alguns deles podem iniciar junto com o iniciar do Windows o que afeta e muito o desempenho do computador.

Para isso, abra o menu iniciar e digite: Adicionar ou remover programas. Clique e abra a janela que lhe dará uma lista dos programas instalados no seu computador. Pode remover tudo o que você não conhece. Afinal se você não conhece você não usa. Mantenha apenas os programas que você usa e os com nome “Microsoft Visual C++”, pois este deve ser utilizado pelo seu sistema.

Remover programas é uma das tarefas essenciais para melhorar o desempenho do computador por dois motivos: aumenta o espaço disponível e remove alguns programas que iniciam automaticamente junto com o Windows e lá ficam, consumindo memória.

Procure por vírus e remova-os

Existem várias formas de procurar por vírus. A mais fácil e automática é com o Windows Defender.

Vá no menu iniciar e digite: Windows defender.

Clique em proteção de vírus e ameaças e depois em escanear agora.

O processo leva algum tempo dependendo, em grande parte, do tanto de arquivos que tem no computador. É um método simples, fácil e eficaz. Depois de finalizado o Windows Defender lhe informará como proceder que pode ser, entre outras coisas, reiniciar a máquina para remover os vírus ou continuar normalmente.

Monitor de Recursos

Uma forma pouco conhecida mais muito rápida de melhorar o desempenho do computador é através do Monitor de recursos do Windows. Nele você pode checar o uso de quatro importantes componentes: HD, memória RAM, CPU e Internet. É útil por vários fatores, entre eles: conhecer quais programas mais usa cada componente, ver se algum componente está sendo utilizado próximo de 100% e também identificar algumas anomalias como possíveis vírus.

Para abrir clique ao mesmo tempo CTRL+SHIFT+ESC, clique em Performance como na tela abaixo:

Task Manager

Depois na nova tela clique em Abrir Monitor de Recursos (Open Resource Monitor):

Task Manager

No Monitor de Recursos temos as 4 componentes anteriormente citadas e uma aba que mostra o geral sobre todas elas.

Na aba CPU clique em CPU para ele ordenar do que exige mais para o que menos força a máquina. Na área da memória clique em privada.

 

Task Manager

 

No Disco por exemplo estamos usando pouco (veja o 1%) e o programa que mais está utilizando é dllhost.exe. Note que nenhum dos programas afetados deve afetar o desempenho do computador pois eles requerem quase nada do HD. Procedimento similar deve ser realizado para as outras abas.

Caso encontre algo fora do comum, isto é, usando muito mais do que a maioria dos outros aplicativos, vale a pena checar e procurar sobre o arquivo no Google. Caso seja um aplicativo que pode ser finalizado, basta clicar com o botão direito e depois em finalizar processo. Se ficou alguma dúvida a respeito do Monitor de Recursos sugerimos o artigo oficial da Microsoft.

Melhorar o desempenho do computador: diagnosticando e trocando componentes

A solução estrutural necessita compreender o último passo que fornecemos da solução de configuração. Caso exista alguma aba (HD, RAM, CPU ou REDE) com mais de 90% de seu uso constantemente, recomendamos realizar a troca da peça em questão. A recomendação é justificada pois quanto maior a utilização, mais quente a peça em si que pode por sua vez começar a afetar outros componentes.

Lembre de antes de prosseguir para uma solução estrutural tenha certeza que o desempenho de seu computador não é resultado de vírus ou ainda não pode ser otimizado de nenhuma outra das maneiras que sugerimos.

Esperamos ter lhe ajudado com essas dicas rápidas para melhorar o desempenho de seu computador. Focamos em soluções ágeis e sem custo pois são acessíveis a todos usuários e é, geralmente, onde está a maior porção dos problemas que resulta em um desempenho ruim do computador. Caso o computador permaneça lento após seguir nosso breve tutorial indicamos contatar a assistência técnica: Dominium.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes
Como a gestão de resíduos sólidos pode impulsionar a economia