comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
O aluguel de equipamentos de informática para escolas é vantajoso?
Outsourcing em TI vem ganhando espaço e conquistando o mercado. O Brasil está entre os primeiros do ranking em investimento nesse setor. Mas será que esse mercado é indicado para escolas? Vamos analisar.
Postado em 20/09/2018
    Compartilhe:

Responda rapidamente uma simples questão: se todas as CPU’s da sua escola apresentarem um problema no mesmo dia, quem fará a manutenção? E qual será previsão do conserto?

Essas perguntas são fundamentais para que nós possamos começar uma conversa sobre outsourcing em TI para instituições de ensino. Ou para dizer de maneira objetiva, aluguel de equipamentos de informática para escolas.

Vamos apresentar alguns insights sobre o tema e dar a você todas as informações pertinentes. Então você poderá responder à pergunta que dá título a esse artigo por si mesmo. Boa leitura!

Reduza os gastos

Equipamentos são caros. Impressoras, computadores, notebooks e servidores, todos esses equipamentos somados chegam facilmente à casa das dezenas de milhares. Para escolas, os valores são ainda maiores. Afinal, são 15 CPU’s em uma sala de aula, duas máquinas para cópias em outra, ou seja, os números são multiplicados.

Para não dizer que a escolha incorreta de um equipamento pode significar uma perda ainda mais acentuada de recursos. Imagine ministrar um curso de um programa de vídeo sem possuir as placas necessárias para rodar o software? É dor de cabeça na certa.

Já com a locação de equipamentos de informática, esse gasto inicial é reduzido. Existe ainda uma vantagem adicional, caso algo não esteja de acordo com as necessidades – vamos supor, um notebook não consiga suportar o programa – você poderá fazer a substituição do equipamento sem maiores problemas.

Esqueça a dor de cabeça da manutenção

Do mesmo modo que a aquisição dos aparelhos são caras, também são caros os reparos. Além de tudo, o tempo que um equipamento fica parado à espera de um conserto representa custo. Um monitor queimado que tire uma CPU de circulação é tão problemático quanto um cano jorrando água sem parar. Desperdício puro.

Isso é ainda mais verdadeiro no caso das escolas e instituições de ensino. Até por que, os alunos – e os pais dos alunos – não estão interessados em desculpas. Eles querem sentar na máquina e ter a tecnologia funcionando.

Quando o equipamento é alugado, a empresa dona do equipamento é responsável por ele. Isso significa que todos os reparos, manutenções e substituições são feitas com a máxima urgência. Afinal de contas, o custo saiu das suas mãos e o equipamento parado passa a ser uma responsabilidade de quem o alugou.

Tenha sempre a melhor tecnologia disponível

Agora vamos fazer mais algumas perguntas: qual é o computador que está sobre a sua mesa? Ele é o mais avançado possível? E por que não? A tecnologia lança atualizações em uma velocidade alucinante, conseguir acompanhar esses lançamentos exige muito fôlego. Eu disse fôlego, eu quis dizer dinheiro.

Essa é uma verdade, não dá para acompanhar todas as placas de vídeo, os notebooks ou as impressoras. Só de imaginar o custo que isso acarretaria. Quando aplicamos essa lógica em uma escola, dona de diversos computadores, as cifras podem ficar realmente assustadoras.

Mas isso não significa que a escola deva possuir um computador de 2014 e ficar satisfeita com ele. Com a locação de equipamentos de informática é possível atualizar o layout geral, acompanhar as tendências e oferecer sempre o que o mercado tem de melhor aos alunos.

Tudo isso sem perder os cabelos correndo atrás dessa tal de tecnologia, que parece sempre estar muitos passos na frente.

Evite perdas

Equipamentos eletrônicos são desenvolvidos, lançados, entram em moda e caem em desuso. A depreciação de um equipamento pode chegar até à 50% em menos de 2 anos. Isso significa que comprar equipamentos, em grandes quantidades, é um tiro certo para perder dinheiro.

Isso deixa de ser um problema com a locação dos equipamentos, já que a atualização deles é responsabilidade da empresa dona dos equipamentos. Quando algo novo for lançado, tudo o que você precisará fazer é alugar um novo modelo.

Controle o fluxo de caixa

Ter equipamentos parados por falta de manutenção é um mal negócio, isso é óbvio. Mas e quanto aos equipamentos parados por falta de demanda? Será que eles também não representam um custo?

O mercado é instável e as escolas enfrentam as oscilações dele como todas as outras empresas. Mas existe um problema extra. Uma instituição que comprar diversos computadores nos tempos de grande fluxo, e depois perder alguns alunos, terá que deixar as máquinas paradas.

Esse problema pode ser especialmente terrível se os equipamentos foram adquiridos a prazo. Qual escola quer pagar por um equipamento que não tem ninguém utilizando? Já a locação para equipamentos de informática corta esse problema na raiz. Uma vez que a escola só manterá as locações dos equipamentos que forem necessários.

Levantamentos apontam que o outsourcing de T.I diminui em até 30% o gasto total de uma escola.

Então respondendo à pergunta que dá título ao nosso artigo. O aluguel de equipamentos de informática para escolas é vantajoso? Sim, e muito.

É complicado? Dá trabalho alugar equipamentos para escolas? Não. Para ser honesto, é absolutamente simples. Até mais simples do que fazer uma grande compra de notebooks e CPU’s.

Se você quer saber mais sobre o assunto, fale conosco. Nós estamos sempre disponíveis para conversar e trocar experiências. Também adoraríamos ouvir o que você tem a dizer e poder trocar alguns números contigo, avaliar as suas necessidades e apontar as soluções.

Somos a Dominium Informática, uma empresa especializada em tecnologia e outsourcing em T.I.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes
Como a gestão de resíduos sólidos pode impulsionar a economia