comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
As vantagens do controle de ponto automatizado
Sabia que uma das maiores reclamações dos colaboradores é o cálculo errado das suas horas extras? Evite este pesadelo e outros problemas através do controle de ponto.
Postado em 22/03/2018
    Compartilhe:

O uso das tecnologias no ambiente de trabalho é um tema que deve ser abordado sempre que possível. Por algum motivo, alguns empresários ficam resilientes na hora de implementar uma tecnologia, com a desculpa de que a antiga ainda está funcionando.

O controle de ponto é um ótimo exemplo dessa resistência. Por esse ser um dispositivo simples, algumas empresas acreditam que o dinheiro investido nele seria melhor empregado em algum outro setor. Acreditando que o cartão de ponto, ou o livro, são o bastante para controlar a frequência dos seus funcionários.

Mas será mesmo? Nesse artigo vamos explorar um pouco as vantagens de possuir um controle de ponto automatizado na sua empresa.

Você protege os seus colaboradores contra injustiças

Nada desanima mais um colaborador do que empresas que calculam errado as horas extras que ele acredita possuir. Isso acontece com frequência quando o controle das horas extras é feito de maneira manual ou – em casos mais extremos – sequer é registrado.

O uso da tecnologia no ambiente de trabalho auxilia também nesse caso. Com a utilização de um controle de ponto automatizado, é possível gerar um relatório preciso e com ele obter o saldo exato das horas extras de todos os seus colaboradores.

Uma vantagem adicional está no fato de os pontos eletrônicos imprimirem um canhoto para cada colaborador, desse modo ele poderá acompanhar sua jornada de trabalho sem qualquer imprevisto e ter a noção exata do saldo de horas extras ao longo do mês.

Você evita problemas na justiça

Os processos judiciais andam de mãos dadas com os colaboradores insatisfeitos. E não pense que todos os processos são abertos contra empresas que cometeram faltas graves. Não são raros os casos que foram abertos por que o colaborador exigia saldos de horas extras que eram impossíveis de se provar que não existiam.

Com um controle de ponto instalado, você torna esse processo automatizado e gera relatórios mensais sobre a frequência dos seus colaboradores. Desse modo, se em algum momento você precisar provar judicialmente alguma questão envolvendo uma hora extra, o relatório poderá ser usado para amparar o seu caso e garantir que a sua empresa estava agindo corretamente.

Você elimina o volume de documentos físicos na empresa

Basicamente, toda a documentação de uma empresa fica estacionada no RH. Entre contratos, documentação dos colaboradores, contas a pagar, controles financeiros e cartões de ponto. O RH se torna uma espécie de porta treco dos documentos da empresa.

Sem o devido cuidado, o RH pode facilmente virar um receptor infinito de burocracia. Com a instalação de um controle de ponto, você livra o seu RH da necessidade de guardar e organizar a papelada decorrente de um cartão de ponto comum, por exemplo, ou de guardar os temidos livro-ponto. Utilizando um software de controle, o ponto eletrônico gera relatórios direto na nuvem, cortando pela raiz a necessidade de separar mais uma prateleira com o nome “cartões de ponto antigos”.

Você evita a desonestidade

É claro que nós jamais vamos imaginar que um colaborador esteja sendo desonesto, contudo, algumas vezes é possível que algum funcionário saia da linha, e a melhor tecnologia no ambiente de trabalho para captar esse deslize é o controle de ponto.

Seja por conveniência, receio ou algum motivo particular. Um colaborador pode sair mais cedo, sem informar o seu supervisor, e pedir para o outro marcar a saída por ele. Ou em um outro exemplo, ao saber que vai chegar atrasado, ele pode entrar em contato com um amigo e pedir para ter o cartão batido no horário correto.

Essa prática cai por terra ao ser instalado um controle de ponto biométrico. Pois, nesse caso, o colaborador só poderá bater o ponto por si. E os atrasados ou os que estiverem interessados em sair mais cedo, terão que arcar com as consequências da decisão.

Perceba que a utilização de certas tecnologias no ambiente de trabalho não é feita apenas pelo desejo de usar algo novo. Existem vantagens que vêm atreladas a elas e saber reconhecer a sua importância é um passo fundamental para quem quer prosperar.

Implementar um controle de ponto automatizado e biométrico não é só uma questão de luxo, mas sim um controle essencial para o dinamismo que o trabalho em escritório exige. Além de facilitar o trabalho do RH, o controle ainda garante que os funcionários não fiquem frustrados no momento de discutir sobre banco de horas ou horas extras.

E por fim, saiba que a instalação de um controle de ponto é um processo rápido. Um cabo de rede UTP, uma infraestrutura básica, algumas horinhas de trabalho e pronto. Você já terá o seu controle instalado e muitos problemas a menos para se preocupar.

Gostou do nosso artigo? Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Também não deixe de seguir as nossas redes sociais, estamos sempre procurando novidades quando o assunto é tecnologia.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes