comercial@dominiuminfo.com.br
(34) 3217-4486
Veja como aumentar a durabilidade e o desempenho da sua máquina com essas dicas de manutenção de computadores!
Neste guia você vai ver como melhorar o desempenho do equipamento com uma manutenção de computadores simples, que você mesmo pode fazer em casa.
Postado em 05/03/2021
    Compartilhe:

É praticamente inevitável fazer uma manutenção de computadores depois de algum tempo de uso. A bateria fica “cansada”, o sistema começa a guardar uma infinidade de arquivos inúteis, há mais demora para executar algumas tarefas ou mesmo para iniciar e, por vezes, o equipamento começa a travar.

 

A cada nova versão do Windows vários problemas são corrigidos, mas ainda assim, com o uso, a própria instalação de softwares vai deixar rastros indesejados - mesmo quando são desinstalados. Por outro lado, várias limitações do sistema operacional acontecem justamente pela forma como uma máquina é utilizada no dia a dia.

 

Comprar um equipamento novo nem sempre é a solução, já que a tendência é que, no futuro, os problemas voltem a ocorrer. A boa notícia é que algumas ações podem melhorar o desempenho do aparelho e até retardar a ida a uma assistência técnica de notebooks.

 

O próprio Windows oferece várias ferramentas para o usuário, que nem sempre sabe que elas existem ou como utilizá-las.

Claro que o ideal é uma assistência técnica online de confiança, que ofereça suporte e detecção de nenhum hardware, até para uma eventualidade de casos mais sérios.

 

Contudo, neste guia você vai ver como melhorar o desempenho do equipamento com uma manutenção de computadores simples, que você mesmo pode fazer em casa e retardar a ida da máquina para a assistência técnica.

 

Comece a manutenção de computadores pelo disco rígido

O primeiro passo para a manutenção de computadores que você pode fazer é a desfragmentação e otimização do disco rígido. O passo a passo é bem simples para fazer pelo Windows:

 

— Abra o Explorador de Arquivos e clique com o botão direito do mouse em cima da unidade C. Acesse “Propriedades”, depois clique na aba “Ferramentas” da janela que se abre, e então no botão “Otimizar”.

 

— Na nova janela que se abre, clique em “Unidade C” e depois no botão “Otimizar”. A desfragmentação será cobrada, basta esperar pelo seu término.

 

A desfragmentação é necessária porque, com o uso, ocorre fragmentação de arquivos que se tornam uma espécie de sujeira para o sistema, forçando demais o HD.

 

Além disso, o sistema fica lento, porque demora mais para encontrar os arquivos requisitados a cada ação, porque os mesmos estão fragmentados.

 

Aproveite para corrigir erros na unidade C

Com a mesma janela anterior, aproveite para corrigir erros na unidade C. Muitas vezes elas são as responsáveis ??pelo notebook desligar sozinho, por exemplo, por isso corrigir essa correção é muito importante na manutenção de computadores.

 

A diferença é que, desta vez, em vez de clicar em “Otimizar” naquela janela aberta ao clicar em “Propriedades” e “Ferramentas”, você vai clicar em “Verificar”. Agora basta clicar em “Verificar unidade” e deixar a ferramenta se encarregar do restante.

 

Arquivos devem ser apagados

Cada vez que você liga e começa a usar o notebook, vários arquivos vão sendo criados. Eles são feitos de conteúdos de páginas visitadas na web e ficam armazenados no disco rígido do computador para oferecer uma visualização rápida na próxima vez que você revisitar o endereço.

 

A questão é que eles desaparecem ao desligar o computador, mas muitos permanecem no HD, apenas ocupando o espaço na memória. A limpeza também é simples.

 

Basta apertar as teclas "WinKey" + "R", ou pesquisar “Executar” na tela “Iniciar”. Na janela que aparecer, digite %temp% e clique em “OK”. Quando uma pasta aparecer, selecione tudo e exclua tudo o que estiver lá.

 

Atenção: Se quiser excluir permanentemente os arquivos, aperte as teclas "shift" + 'del'. Mas cuidado, qualquer arquivo excluído dessa forma não pode mais ser recuperado.

 

Procure otimizar o uso da bateria

Atualmente os computadores apresentam baterias de longa duração e desativam o consumo de energia. Entretanto, isso não significa que a bateria deve ficar fora do hábito de manutenção de computadores, muito pelo contrário.


Algumas coisas podem aumentar a vida útil e evitar gastos desnecessários com uma nova. Veja alguns deles:

— Evite vício no carregamento: se perceber que a bateria não está durando tanto quanto antes, uma calibragem pode resolver. Para isso, basta carregar 100% a bateria e preencher-lá carregando ainda 1 ou 2 horas além.

Depois retire o notebook da tomada e mantenha-o rodando até que apareça o aviso de que a bateria morreu completamente. Deixe-a sem carga alguma por 1 ou 2 horas e carregue-a totalmente depois disso. Quando atingir 100% de carregamento ela estará calibrada;

— Reduza o brilho do monitor: sempre que estiver usando o notebook desconectado da fonte de energia elétrica, reduza o brilho do monitor.


O atalho para a funcionalidade costuma ficar nas teclas superiores, geralmente F8 e F9, dependendo do modelo e da marca, que devem ser apertadas junto com Fn (nas teclas inferiores do teclado);

— Evite altas temperaturas: a temperatura muito alta consome muita bateria. Mantenha os coolers limpos, porque a sujeira contribui para o superaquecimento da máquina. Evite também deixar o note ao sol ou dentro do carro.


— Aplique as opções de energia do sistema: o Windows disponibiliza várias opções de energia, que podem ser configuradas de forma a economizar bateria, como o desligamento do monitor quando o computador não estiver em uso, por exemplo.

Mantenha o antivírus atualizado

Os antivírus são importantes pela necessidade de manutenção de computadores . Tenha um bom antivírus rodando continuamente e sempre atualizado.

 

Uma das formas mais comuns de um vírus penetrar no computador é através de e-mails, mas eles também podem vir com jogos e downloads, por exemplo.

 

Vírus e malwares rodam em paralelo ao sistema e deixam o computador pesado. Executar uma varredura completa periodicamente para reduzir o risco de eliminar invasões não autorizadas.

 

Desinstalar programas que não são utilizados

Programas que não são utilizados podem ser desinstalados para deixar a máquina mais leve. Mas cuidado para não apagar programas vitais para o sistema.

 

Para apagar é bem simples: no menu “Iniciar”, clique em “Painel de Controle”, depois em “Programas” e “Alterar ou Remover um Programa”.

 

Na lista você vai encontrar todos os programas instalados e as informações sobre eles.

 

Lembre-se que um notebook tem uma vida útil estimada entre 2 e 4 anos, mas a manutenção de computadores pode aumentar a durabilidade da máquina.

 

No entanto, os problemas mais sérios ou que não se resolvem com esses conselhos devem ser direcionados a profissionais especializados de uma assistência técnica de notebooks de confiança.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes