comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Qual é o melhor notebook para trabalhar?
Precisa de um notebook para trabalhar novo? Quer começar 2020 com equipamento tinindo especialmente preparado para aumentar a sua produtividade?
Postado em 09/01/2020
    Compartilhe:

Então hoje nós iremos conversar, em detalhes, sobre como escolher o melhor Notebook para trabalhar, independente da sua área de atuação.

Vamos lá.

QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA MINHA EMPRESA: ALUGAR COMPUTADOR OU NOTEBOOK?

Escolha o seu tipo ideal de Notebook para trabalhar

O modelo (formato, ou tipo) será a sua primeira escolha. Os principais são:

  • Notebook convencional
  • Ultrafino (2-em-1)
  • Notebook gamer (ou de altíssima performance)
  • Netbook, ou notebooks de uso simples.

O chamado “Notebook convencional” pesa cerca de 3kg. Tem tela de 13”, podendo chegar à 15”, bateria de, aproximadamente, 6/4 horas de duração dependendo do uso e suportam softwares de desenvolvimento simples. Até mesmo alguns programas de edição, desde que não sejam complexos.

Continue a leitura que falaremos de todas essas questões em detalhes ao longo do artigo.

Já os notebooks ultrafinos são modelos que possuem características parecidas, seu grande diferencial é o peso, chegando a ter somente 1,5 Kg. Essa diferença é atingida de dois modos: com a substituição do HD comum por um modelo SSD, que é muito mais leve. E também com a eliminação do drive de CD/DVD (já que muitos usuários não precisam mais desse recurso).

Os ultrafinos economizam em potência do processador, evitando superaquecimento. Modelos como o MacBook Air são viáveis se você deseja realizar trabalhos de baixa intensidade.

Aqui já vamos lidar com algo que é realidade em todos os modelos: Aliar leveza com desempenho é o que faz o investimento subir.

Modelos 2-em-1 são subcategorias dos ultraleves, ultrafinos. São modelos híbridos entre o notebook e o tablet. Graças ao tipo de construção, esses notebooks possuem tela touch screen e podem ser girados completamente, fazendo com que a tela vá para “as costas” do aparelho.

Os modelos mais comuns são: o Lenovo Yoga 520 e o Dell Inspiron 5000, há também o Surface Go, da Microsoft, esse, apesar de ser mais caro, tem peso de apenas meio quilo.

Escolha o tamanho da tela

Os Notebooks de 15 polegadas são os mais comuns, portando, possuem preços mais baixos.

Já os Notebooks de 11" ou 12 polegadas são ótimos para quem deseja mobilidade. Por outro lado, o espaço reduzido da tela costuma espremer planilhas e documentos. Podendo impactar a produtividade.

De modo geral, telas com 13" ou 14” são perfeitas, pois se enquadram na grande maioria das funções requisitadas para um notebook usado no dia a dia.

Escolha a resolução da tela

Quesito fundamental para quem trabalha com tratamento ou edição de imagens.

Regra: Telas com mais pixels exibem mais informações no mesmo espaço. Por exemplo: uma tela de 13 polegadas Full HD (1920 x 1080 pixels) mostraria uma maior quantidade de texto legível em comparação à uma tela de 15 polegadas com resolução HD.

Em resumo, o número de Pixels de uma tela está diretamente associado ao uso que essa tela faz por polegada. Os tipos mais comuns são:

  • HD - 1280 x 720 pixels
  • Full HD - 1920 x 1080 pixels
  • 4K - 3840 x 2160 pixels.

Há no mercado monitores específicos com resoluções de 6K, até mesmo 8K, mas esses modelos são absurdos para usos como nos Notebooks (ao menos, por enquanto).

Importante: Não confunda a resolução de um Notebook com a sua construção. LED, AMOLED, entre outras denominações (cristal líquido, até mesmo os antigos plasma) são definições do material utilizado na tela.

Aqui caberá ao vendedor lhe explicar quais são os modelos que dão ganho ou brilho para as telas. Já que cada construção carrega em si qualidades e defeitos. Na dúvida, invista sempre em telas de LED. Possuem excelente desempenho com cores e não exigem tanto da bateria.

ÓTIMOS MOTIVOS PARA OPTAR PELO ALUGUEL DE COMPUTADORES

Escolha o teclado e o Touchpad

Essa escolha deverá ser simples. Um bom teclado e touchpad responsivo, o Latitude, da Dell, e a ThinkPad, da Lenovo, trazem teclados para digitação confortável. A qualidade tem a ver com a altura das teclas: se forem baixas a usabilidade fica comprometida.

Já para o touchpad não há segredo, nessa questão o MacBook é o melhor: o TrackPad de respostas rápidas, tamanho grande e sensibilidade à pressão criou um verdadeiro padrão entre as marcas. Então, ao escolher um touchpad apenas pergunte o quão perto do TrackPad ele está.

Para modelos Windows, opte por máquinas que tragam drivers de precisão, que aumentam a eficiência. Alguns modelos, como os notebooks da HP, não costumam vir com esse software instalado. Mas é possível fazer a instalação manual depois.

Escolha a conectividade

Todo Notebook encontrado em lojas hoje trará as conexões Wi-Fi Dual Band e Bluetooth. A única questão da conectividade estará nas entradas HDMI ou na quantidade de portas USB (que podem ser diminutas em modelos ultrafinos).

Uma boa lista é:

* Slot para cartão de memória

* HDMI

* USB/C

*USB Convencional.

Com todas essas portas, você estará comprando um equipamento funcional.

Escolha o melhor processador possível para o seu investimento e uso

Qual é o melhor processador? Aquele que cabe no seu investimento e não consome mais bateria do que o necessário

Processadores parrudos como os Core i7 e i9 da Intel são indicadas para quem precisa editar imagens, vídeos ou modelagem 3D.

Se quer trabalhos corriqueiros, o Core i5 é bastante equilibrado. O i3 também irá atender trabalhos leves com documentos e e-mail.

Tome nota: chips das linhas Celeron, Atom, Pentium e Core M são simples e têm dificuldade de lidar com várias abas do navegador ou documentos pesados.

EQUIPE DE TI – COMO SE BENEFICIAM COM O ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS

Escola a memória RAM

A memória RAM varia conforme a necessidade do usuário. É seguro afirmar que um notebook com 4 GB é indicado para estudantes, enquanto 8 GB são ótimos para profissionais.

Modelos com 16 GB são a escolha para quem lida com programas pesados e que precisa rodar softwares no plano de fundo constantemente.

Escolha o HD ou o SSD (o armazenamento)

Aqui não tem segredo, se você não precisa de espaço de armazenamento no Notebook, se pode deixar seus documentos em serviços de nuvem (como o DropBox e o Google Drive, por exemplo) então opte pelos modelos SSD.

Eles são mais leves, mais rápidos, mais confiáveis e a estrutura das informações dentro deles é de qualidade superior. Todas essas vantagens custam caro, um modelo SSD de 128 Gigas pode custar mais do que um Notebook completo com 1 Tera de espaço.

Se o seu trabalho exige armazenamento no aparelho, então os modelos HD Sata são os mais indicados.

Escolha a bateria

Assim como os HD’s e teclados, não há segredos na escolha das baterias. Mais leves e de alta duração exigem maiores investimentos. Aqui caberá fazer um balanço do custo benefício. Se você busca portabilidade, sem precisar estar perto de tomadas, então dependerá de maiores quantias em dinheiro.

Os modelos DELL são destaque, seguidos dos modelos da SAMSUNG. Mas no mercado há uma grande variedade de possibilidades nesse quesito, converse com os vendedores sobre a sua necessidade.

Soluções para conseguir um ótimo notebook para trabalhar

Como nós vimos, os modelos são variados e uma simples escolha pode impactar diretamente em um custo duas, ou até três vezes maior.

Se você deseja investir em um notebook de alto desempenho, com todas as funcionalidades necessárias, mas não tem o capital necessário para um aporte desses, a melhor solução é optar pelo modelo de locação.

Notebook alugados possuem todas as especificações necessárias para o seu trabalho. Serão montados e configurados para o seu serviço. Além de tudo, os contratos são flexíveis e os custos representam até 30% de economia quando comparados com um modelo de valor elevado. E importante: em caso de problemas, são substituídos rapidamente!

Leia também: COMO O ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS AUMENTA A SEGURANÇA DIGITAL DA SUA EMPRESA

Entre em contato conosco sem compromisso através do e-mail comercial@dominiuminfo.com.br e converse com um dos nossos atendentes.

Gostou dessas informações e quer receber mais dicas assim, diretamente no seu e-mail? Assine a nossa newsletter e receba sempre as melhores notícias e novidades.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes