comercial@dominiuminfo.com.br
(16) 3627-9889
Adote a Nuvem na sua empresa
O que é computação em nuvem e como ela pode transformar as tarefas da sua empresa?
Postado em 11/03/2020
    Compartilhe:

Hoje nós vamos conversar sobre essa tendência moderna e apresentar todas as vantagens que esse novo modelo traz para o mercado.

Leia também: CARACTERÍSTICAS DE EMPRESAS ORIENTADAS A DADOS

O que é a computação em nuvem?

Computação em nuvem consiste no fornecimento de serviços de computação que não estão necessariamente instalados na sua máquina, alguns exemplos são:

  • Servidores para armazenamento,
  • Bancos de dados,
  • Serviço de rede,
  • Software online,
  • Análise e serviços de inteligência

Ela funciona com uma conexão pela Internet. Diz-se que o serviço está “na nuvem”, pois ele está armazenado nos servidores das empresas responsáveis.

Por exemplo, um serviço de edição de fotos. Você faz o cadastro no site e pode editar todas as suas fotos com ele. Caso outra pessoa precise editar as mesmas fotos ela pode acessar o mesmo serviço e pedir a sua autorização para continuar o trabalho.

Os serviços em nuvem aumentam a praticidade de muitas tarefas dos escritórios, além de garantirem a segurança dos dados. Falaremos de todas essas questões em detalhes neste artigo.

Veja mais: O QUE É E COMO ESCOLHER: CAPEX OU OPEX?

Aumente a produtividade com a computação em nuvem

Colocando os arquivos, programas, backups, e a rede na nuvem você estará facilitando o compartilhamento dos dados com todos os profissionais que precisarão usar ou entrar em contato com aquelas informações.

Vamos imaginar um escritório de arquitetura: muitos profissionais são responsáveis pela elaboração dos projetos. Um profissional fará a parte elétrica, outro a parte hidráulica, outro ainda a iluminação, etc.

Se esse projeto for salvo na nuvem, então todos os profissionais poderão ter acesso a ele e assim trabalhar em suas partes especificas. Mais um exemplo: imagine que você está em casa em um feriado e se lembra que precisa atualizar uma planilha importante, esse documento pode ser acessado e salvo na nuvem. Garantindo que o trabalho seja feito e os dados estejam seguros.

Tenha a melhor segurança possível na nuvem

Serviços de nuvem estão conectados na internet, o que significa que eles estão recebendo diariamente atualizações em segurança.

Manter todos os seus arquivos em um servidor desconectado pode colocar aquelas informações em risco. Imagine que o equipamento pode sofrer avarias físicas externas, ou até mesmo ser atacado por um vírus.

Por outro lado, os serviços em nuvem possuem equipes inteiras dedicadas à segurança dos dados dos usuários. Afinal de contas, essa segurança garante que o serviço continue funcionado.

Saiba também: ÓTIMOS MOTIVOS PARA OPTAR PELO ALUGUEL DE COMPUTADORES

Economize ao escolher a computação em nuvem

Colocar a sua rede na nuvem diminuirá seus custos com infraestrutura, e você já deve ter percebido que a infraestrutura de um sistema é normalmente um dos itens mais caros na aquisição desse sistema.

Veja os principais custos reduzidos ao adotar um sistema de computação em nuvem:

  • Sem custos com hardware. Não há servidores, nem equipamentos caros
  • A nuvem não exige grandes investimentos em softwares. Você poderá acessar os serviços da nuvem sem precisar instalar programas complexos.
  • Os serviços de manutenção são econômicos. Como os serviços estão em nuvem é provável que você tenha um custo com instalação e manutenção próximo ao zero.

Veja tudo sobre proteção: DICAS PARA PROTEGER SEUS DADOS ONLINE

Reduza os custos operacionais

Manter um sistema completo funcionado requer altos investimentos operacionais, tanto em termos de equipe, quanto em hardware. Com a computação em nuvem muitos desses custos serão eliminados, já que os serviços estarão hospedados na nuvem.

Tenha Rotinas flexíveis

Seus colaboradores poderão trabalhar onde quiserem, quando quiserem. Eles só precisam acessar o serviço de nuvem escolhido e pronto. Essa flexibilidade aumenta a motivação e o desempenho de muitos colaboradores.

Atualize seus processos

Vamos imaginar que você use diariamente um software para edição de fotos. Caso uma nova função seja lançada no mercado você precisará atualizar esse software, o que pode significar a compra de uma nova licença, ou seja, gastos.

Um serviço em nuvem terá essa função atualizada automaticamente. Tem mais, a computação em nuvem está tão em alta que é garantido que as principais funções lançadas no mercado cheguem primeiro aos serviços contratados.

Esse é o caso dos serviços como Google Drive, DropBox, entre outros do mesmo ramo. Eles recebem atualizações diariamente, que depois serão incorporadas por servidores e serviços fora da nuvem.

Organize as informações

Quando os serviços não estão em nuvem a organização das informações depende das escolhas pessoais dos colaboradores que trabalham com essas informações. Ou seja, o computador de um colaborador pode estar organizado de um modo diferente do que o de outro. Há muitos profissionais que deixam arquivos importantes em suas “áreas de trabalho” e dificultam o compartilhamento desses dados. Mesmo que eles façam isso sem querer.

Mas, ao assinar um serviço de nuvem você irá garantir que todos os dados estejam salvos em um mesmo local, com acesso definido para todos os colaboradores que precisarem daqueles arquivos.

Eliminando de uma vez por todos problemas como retrabalho com arquivos antigos, ou até mesmo a perda de um arquivo importante.

Leia em seguida: COMO O ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS PODE AJUDAR VOCÊ NA REDUÇÃO DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

Os serviços em nuvem estão crescendo e com eles as possibilidades. Hoje há no mercado diversas opções confiáveis e excelentes.

Com um orçamento muito baixo você pode colocar um escritório inteiro para funcionar, sem a necessidade de comprar qualquer computador. Aliando a computação em nuvem com a locação de equipamentos de informática você será capaz de aumentar a produtividade da sua equipe e ainda diminuir os gatos operacionais.

Entre em contato conosco por meio do: comercial@dominiuminfo.com.br e solicite um orçamento sem compromisso.

Gostou das nossas dicas? Assine a nossa newsletter, estamos sempre trazendo notícias e novidades sobre o universo da tecnologia.

Comente com o facebook

Notícias mais vistas
As vantagens e desvantagens da automação de serviços
A importância do outsourcing em T.I. na economia circular
Vantagens que a locação de T.I. gera às empresas
Video Wall: A nova aposta do mercado para atrair clientes